iinspiradas

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Hora de dormir

às
Não é segredo para ninguém, uma noite de sono mal dormida ou mesmo dormir menos do que estamos habituados traz um transtorno terrível no dia seguinte. Ficamos mais sonolentos, irritados e de mau humor, e se isso já acontece conosco que entendemos que é devido a uma noite de sono ruim, o que você acha que pode acontecer com uma criança que não tem o hábito de dormir no mesmo horário toda a noite?

Como já falei outras vezes, as crianças estão aprendendo tudo o que ensinamos à elas, estão criando hábitos (que podem ser bons ou ruins) que irão levar por toda sua vida. Sabendo disso, temos a responsabilidade de ensinar o maior número de bons hábitos possíveis, pois assim na sua vida não precisarão lutar contra os hábitos negativos adquiridos. E o sono é um desses hábitos que temos que ensinar com o maior carinho.

Antes de eu dar algumas dicas que funcionam super bem aqui em casa, quero mostrar como é importante uma boa noite de sono para as crianças. Uma criança que não tem horário certo para dormir está mais propensa a desenvolver problemas comportamentais e emocionais. Essa informação é de um estudo britânico realizado pela Yvonne Kelly, pesquisadora da University College London, feito com mais de 10.000 crianças, entre 3 e 7 anos e foi publicado na revista Pedriatrics.

As conclusões da pesquisa foram que as crianças que não tinham o hábito de dormir sempre no mesmo horário apresentavam mais chances de desenvolver problemas de comportamento e emocionais do que as que iam para cama no mesmo horário todos os dias. Estes problemas incluíam, por exemplo, irritabilidade, tristeza, envolvimento em brigas com os colegas, maior imprudência, além de hiperatividade e ansiedade. Assustador não é?

Além de uma boa rotina de horário para o sono, temos também que saber a quantidade de sono adequada a faixa etária da criança. De acordo com a organização americana National Sleep Foundation para um período de 24 horas:
  • ·         0 a 3 meses: 11h a 19h
  • ·         4 a 11 meses: 10h a 18h
  • ·         1 a 2 anos: 9h a 16h
  • ·         3 a 5 anos: 8h a 14h
  • ·         6 a 13 anos: 7h a 12h

Agora, com todas essas informações em mãos, como podemos ajudar as nossas crianças terem uma boa noite de sono? Como já comentei com vocês, acho muito importante na educação dos filhos, mantermos uma rotina diária, pelo menos de segunda a sexta-feira, isso ajuda muito a todos. Aqui em casa, os ninos vão dormir sempre entre as 21 e 21:30h, religiosamente e acordam todos os dias às 6:30h, com isso eles tem no mínimo 9 horas de sono todas as noites. Raramente ocorre de irem dormir mais tarde, mas quando isso acontece, percebo que já acordam bravos, tudo irrita, o rendimento escolar cai e o dia todo é um desafio para não ter brigas e discussões, pois qualquer motivo leva a isso.

Então, além do horário estabelecido para ir dormir, temos algumas rotinas que nos ajudam muito:
  • ·         O jantar é preferencialmente uma comida nutritiva e leve, evitamos ao máximo comidas muito gordurosas, refrigerantes, doces ou qualquer comida de difícil digestão ou que cause um “agitamento” neles;
  • ·         Perto do horário de dormir, permitimos brincadeiras mais calmas, como legos, carrinhos, quebra cabeças, enfim, nada que seja muito agitado como pega-pega ou jogar bola por exemplo;
  • ·         Um banho gostoso e relaxante para ajudar a acalmar também ajuda muito;
  • ·         Na hora de dormir, o quarto está escuro e com a luz apagada, toda noite, eu ou meu marido colocamos eles na cama, cobrimos e damos o beijo de boa noite, saímos e fechamos a porta (até o horário que iremos dormir, aí a porta é aberta e fica assim até acordarem);
  • ·         Diminuímos os barulhos da casa, com a porta do quarto fechada, o quarto já está naturalmente mais silencioso, mas fazemos questão de respeitar esse horário deles, então se preciso diminuímos o volume da TV e falamos um tom mais baixo, e já é o suficiente para que consigam pegar no sono tranquilamente;
  • ·         E outro ponto importante, é cuidar com quem tem TV no quarto, vídeo game ou celulares, pois eles acabam estimulando demais e tornando muito mais difícil relaxar para poder adormecer.

Num geral, eu não tenho muitos problemas com o horário de dormir deles, pois já faz parte da nossa rotina, porém, tem dias que eles não querem ir dormir naquele horário, principalmente quando a brincadeira está muito divertida ou porque simplesmente decidiram que não querem dormir "tão cedo". Aí, temos que ser firmes, pois nesta fase, ainda somos nós que sabemos o que é melhor para eles, e devemos fazer acontecer. Nesses dias, normalmente vão dormir de cara feia e mal querem dar o beijo e de boa noite, mas não me abalo com isso porque sei que estou fazendo o melhor que posso por eles.

E eu gostaria muito de saber, como é a hora de dormir na casa de vocês? Conta para nós e vamos trocar experiências.

Bjus e até semana que vem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário