iinspiradas

sábado, 28 de outubro de 2017

O Fantástico Mundo das Cores

às
Você já parou para pensar sobre cores e a influência que elas têm sobre nós? Cada cor estimula nosso cérebro de forma diferente... Cada cor transmite uma mensagem diferente. Então, que tal aprender a usá-las a seu favor?




Nossa imagem é composta basicamente por três elementos: Forma, Estilo e Cor. A Forma tem relação com a modelagem e detalhes da peça, como recortes por exemplo, mas é o elemento que menos chama a atenção no visual. Estilo é como você se apresenta ao mundo, são suas preferências. Já a Cor é considerada o principal elemento da imagem, é aquilo que seus olhos vão reconhecer por primeiro ao olhar alguém! E já que as cores são tão importantes, nada melhor do que entender um pouco mais sobre elas né?

Mas afinal, o que é cor?

Cor é uma sensação! São estímulos detectados no cérebro, ocasionados pela ação da luz sobre a retina. A cor de um objeto é determinada pela frequência da onda que ele reflete. Ou seja, pelos comprimentos de onda que esse objeto não consegue absorver. Por exemplo, um vestido será da cor vermelha, se ele for incapaz de absorver as frequências do tom vermelho.

As cores têm o poder de influenciar nosso estado de espírito, sentimentos e emoções em função de dois aspectos: o psicológico e o simbólico/cultural. O aspecto psicológico tem a ver com a forma como as frequências de onda estimulam nosso cérebro, por exemplo, a cor amarela tende a causar irritação, a vermelha, agitação, a cinza, melancolia. Já o aspecto simbólico/cultural se relaciona com as associações individuais ou coletivas que fazemos das cores. Por exemplo, aqui no ocidente o branco é relacionado a pureza, já no oriente ele representa luto. Ou então, para mim, o laranja pode lembrar a infância, já para você o laranja pode lembrar algum trauma.

Sendo assim, não podemos ignorar a influência das cores sobre nós né?! Afinal, elas SEMPRE terão algum significado relacionado ao contexto em que serão aplicadas! Na moda, as cores podem ser usadas de forma mais eficaz para alcançarmos nossos objetivos e influenciarmos as pessoas ao nosso redor. Quer descobrir qual a mensagem que cada cor transmite? Então vamos lá...
________________________________________
Índice:
Azul   Verde   Vermelho  Preto  Branco  Rosa  Amarelo   Violeta  Lilás  Laranja  Marrom  Cinza  Dourado  Prateado
________________________________________
.

Azul 


Mensagem e Significado:
Representa calma, confiança, simpatia, harmonia, amizade, credibilidade, intelectualidade, verdade, justiça, nobreza, lealdade, confiança, respeito e fidelidade. Não existe sentimento negativo que se relacione ao azul, portanto, não é de se estranhar que o azul seja uma cor tão querida, né?

Psicologia e Personalidade:
É a cor preferida das pessoas confiáveis, econômicas e cautelosas, que pensam bem antes de agir, porém seu excesso também pode representar conservadorismo. Tons mais escuros estimulam o pensamento claro e ajudam na produtividade, já os mais claros acalmam, dão sensação de frio e distanciamento.

Na Moda e na Vida:
É a cor mais democrática de todas, pois é a cor do céu sob o qual estamos todos, sendo assim, o azul pertence a todos! Vai bem em todas as ocasiões ou estações. Por ser calmante, é ótimo para dormitórios. Azuis escuros são perfeitos para o profissional, são ótimos em entrevista de emprego, além de passarem a impressão de confiabilidade, honestidade, organização e empreendedorismo. Os tons mais claros estimulam a criatividade, intuição, equilíbrio e calma.
Está na dúvida de qual cor usar? Vai de azul, não tem erro!
.

Verde


Mensagem e Significado:
Verde é a cor da natureza, da vida em seu sentido mais amplo! Representa juventude, saúde e fertilidade, pois está relacionada a tudo que cresce. É também a cor dos bons negócios e prosperidade, uma alusão a cédula do dólar. Traz calma, equilíbrio, paz, tolerância, esperança e cura.

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam de verde geralmente são sociáveis, generosas e leais. Tons verdes são perfeitos para pessoas de mais idade, pois trazem jovialidade e renovação ao visual, além de serem ótimos também para momentos de tristeza e depressão pois estimulam e reconfortam. O verde sempre vai trazer a mensagem de "siga em frente", seja no trânsito ou na vida! 

Na Moda e na Vida:
Verde é ótimo para falar em público, principalmente feminino, pois deixa à vontade sem se tornar cansativo. Tons mais escuros representam nobreza e prestígio, mas evite em entrevistas de emprego devido sua associação com a inveja. Já os mais claros representam novidade, porém cuide com os muito vivos que podem parecer infantis de mais.
.

Vermelho


Mensagem e Significado:
Paixão e poder, simples assim! É uma das primeiras cores que o olho humano reconhece, foi também a primeira cor que o homem batizou. Vermelho é a chama que mantém vivo todos os desejos. É a cor do fogo, sangue, perigo, proibido, sensualidade, orgulho, agressividade, revolução, é excitante, estimulante e dramático.

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam de vermelho são agitadas, gostam de se movimentar, tem fome de vida e informação. A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima, estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia. Por isso é ótimo para pessoas de mais idade, e também para ser usado antes das refeições por quem tem problemas digestivos e circulatórios.

Na Moda e na Vida:
Se estiver passando por um momento delicado na vida ou simplesmente por um dia triste, use vermelho, ele te dará força e entusiamo pois proporciona uma sensação de proteção contra o medo e a ansiedade! Porém em excesso, pode causar nervosismo, cansaço e até dores de cabeça. Vermelho vivo atrai a atenção e representa sensualidade, mas evite-o em entrevistas de emprego, prefira os tons de vinho e ameixa que conotam prestígio, sofisticação e diplomacia. Aliás, estes tons são ótimos para interagir com homens em qualquer situação profissional.
.

Preto


Mensagem e Significado:
Preto é o início de tudo! Está associado à germinação, seja na terra ou no ventre, tudo que é profundo vem da escuridão. Ele mantém as coisas presas dentro dele, escondidas do mundo. Se relaciona com o oculto, secreto e desconhecido, e por isso, cria um ar de mistério e sensualidade. É a cor do poder, elegância, prestígio, sofisticação, mas também de violência, luto, egoísmo, rebeldia e negação, além de submissão e renúncia (como os religiosos em relação a Deus).

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam muito de preto geralmente possuem conflitos internos a serem resolvidos. É uma cor que faz sentir discreto e fornece um vazio repousante, evoca sentimento de potencial e possibilidade.

Na Moda e na Vida:
Quer se sentir poderosa e imbatível? Use preto! Use-o em entrevistas de emprego e para falar em público, pois sentirá força e segurança. Em ambiente profissionais ele também denota autoridade e poder, além de não causar distração no trabalho. Porém o uso excessivo pode criar um ambiente negativo, alterações de humor e até depressão. Em algumas situações ele também pode limitar os canais de comunicação, pois intimida e irradia autoridade. O preto também absorve radiação solar e por este motivo, usar roupa preta no sol dará uma sensação maior de calor.
.

Branco


Mensagem e Significado:
Branco, a mais perfeita das cores, remete paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma, limpeza e saúde. É a cor da ressurreição, mas também do luto. O branco simboliza tanto ausência de cor como a soma de todas as cores, por isso, ele pode constar nas duas extremidades do círculo cromático, como numa alusão ao início e ao fim. Assim, algumas culturas o usam no luto, porque a morte precede a vida eterna. É também a cor do status, pois antigamente, quem usava branco, não precisava se preocupar com trabalho duro e tarefas subalternas.

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam de branco tendem a ser perfeccionistas, impecáveis em relação à aparência, abertos a mudanças, além de compradores cautelosos. O branco proporciona clareza mental, tem o poder de purificar pensamentos e dar força para romper obstáculos.

Na Moda e na Vida:
Se você está encerrando um ciclo e iniciando uma nova etapa em sua vida, use branco, por suas propriedades calmantes, cria simplicidade, organização e eficiência a partir do caos, limpa o caminho a seguir. Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de espaço maior, proporcionando sensação de liberdade. O branco confere confiabilidade, status e sofisticação ao look e pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência a qualquer outra cor. Porém, em excesso pode dar a impressão de frieza, distanciamento, vazio, impessoalidade e monotonia.
.


Rosa


Mensagem e Significado:
Cor do romantismo, sentimentalismo, suavidade, carinho, gentileza, ternura e ingenuidade, o rosa está culturalmente associado ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, pureza, fragilidade e delicadeza, manifestadas por essa cor, também são atribuídas às mulheres. O rosa também está associado à fantasia e aos sonhos, o que explica expressões como “mundo cor-de-rosa”, algo que é bom de mais para ser verdadeiro!

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam de rosa tendem a expor seus sentimentos mais facilmente, além de serem talentosas, refinadas, suaves e amigas. Cor dos amores duradouros, o rosa é o vermelho despido de sua raiva e erotismo, mas não de sua sensualidade. Aos tons de rosa claro são atribuídas conotações ligadas ao amor e ao romantismo. Os tons de rosa escuro estão associados à sensualidade e à sedução feminina, estes tons também estimulam a energia e pressão arterial.

Na Moda e na Vida:
A cor rosa é perfeita para quase todas as ocasiões, especialmente para interagir com mulheres e visitar pessoas doentes, pois expressa empatia, companheirismo e afeto, além disso é ótima para encontros e datas românticas. Porém seu excesso pode dar ar de infantilidade e falta de credibilidade.
.

Amarelo


Mensagem e Significado:
Cor símbolo da alegria! Se relaciona com luxo, prestígio, prosperidade e dinheiro, uma alusão ao ouro. É a cor do otimismo, vitalidade, energia, criatividade, calor, mas também é ambígua e instável, cor dos desprezados, hipócritas e traidores.

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam muito de amarelo tendem a ser impacientes, perfeccionistas, mas também muito originais e criativas. O amarelo tem o poder de atrair pessoas alegres para a sua vida, rejuvenescer, trazer charme, energia e inteligencia. Ele ativa o intelecto, estimula a memória e os processos mentais, traz luz para solução de problemas e incentiva a comunicação, perfeito para pessoas de mais idade também.

Na Moda e na Vida:
O amarelo é ótimo para ser usado em dias frios, pois dá sensação de calor. É perfeito para atrair atenção por breves momentos, pois é chamativo e mostra espontaneidade. Porém se usado por um longo tempo tende a distrair, cansar e dispersar as pessoas. Seu excesso pode provocar irritação, desconforto, ansiedade e aguçar preocupações, pode também dar uma aparência irresponsável e volúvel.
.

Violeta


Mensagem e Significado:
Antes de tudo, vamos esclarecer as nomenclaturas: Violeta e Roxo podem ser consideradas a mesma cor, uma mistura equilibrada entre o vermelho e o azul. Já o púrpura está mais para o lado do vermelho e o lilás para o lado do azul em uma nuance mais clara. Violeta, por ser a mistura perfeita entre vermelho e azul, é considerada uma cor ambivalente que carrega consigo valores contrários, simboliza o equilíbrio entre a matéria e o espírito, a terra e o céu, os sentidos e a razão, o feminino e o masculino. Representa sabedoria, lucidez, reflexão, inteligência, espiritualidade, penitência e purificação, motivo pelo qual, também é usada pela Igreja Católica no período da Quaresma.

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam de violeta tendem a ser criativas, generosas, sinceras e críticas, possuem a energia do vermelho e a calma do azul. Está ligado ao misticismo, oferece sensação de espiritualidade e incentiva a criatividade.

Na Moda e na Vida:
O violeta concede um ar nobre e inatingível ao visual. Use violeta para momentos de reflexão e meditação, para atividades criativas e para interagir com mulheres. Porém, devido ao profundo mistério que evoca, o uso excessivo dessa cor pode causar tristeza, angústia, introspecção e melancolia. 
.

Lilás


Mensagem e Significado:
É o violeta clareado com branco. Lilás está ligado aos níveis mais altos de consciência. Simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, transformação, espiritualidade e harmonia.
Curiosidade:
Ao longo da história, o lilás adquiriu uma conotação peculiar como a cor da “última tentativa”, uma referência aos últimos lampejos do desejo sexual. Por muito tempo foi a cor das solteironas, mulheres que já eram muito velhas para usar rosa (cor das moças solteiras), mas que desejavam assinalar que ainda estavam disponíveis para o casamento.

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam de lilás tendem a ser sonhadoras, espertas e refinadas, gostam da natureza e de doces. Lilás se relaciona com tudo que é artístico, original e místico, aguça a intuição e estimula a criatividade e espiritualidade.

Na Moda e na Vida:
Indicado para quartos ou qualquer ambiente que necessite de calmaria. É ótimo também para atividades criativas e para interagir com mulheres, porém em excesso pode dar ar de infantilidade, falta de energia e de uma pessoa que sonha mais do que realiza.
.

Laranja


Mensagem e Significado:
Cor do amanhecer e entardecer, o laranja é cheio de adjetivos! Representa alegria, vitalidade, prosperidade, sucesso, energia, entusiasmo, comunicação, espontaneidade, liberdade e atitudes positivas. Mas apesar disso, é uma cor subestimada e incompreendida e isso se deve à nossa percepção, resultado da mistura entre os contraditórios vermelho e amarelo, acabamos enxergando menos cores laranjas do que as que efetivamente nos cercam.
Curiosidade:
O laranja é exótico, assim como sua origem, recebeu esse nome em homenagem a fruta homônima, proveniente da Índia, e antes que a fruta laranja se tornasse conhecida na Europa, a cor laranja não existia.

Psicologia e Personalidade:
É a cor das pessoas que creem que tudo é possível e não se incomodam com o que os outros pensam. Estimula o otimismo, generosidade, favorece os diálogos e a interação social, melhora o humor, aumenta o apetite e causa sensação de prazer e euforia. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas idéias e agilidade de pensamentos.

Na Moda e na Vida:
É recomendável para cozinhas, salas de jantar e onde as pessoas se encontram para conversar. Ótimo para trabalho com crianças e para socialização, é a cor dos anfitriões, pois é acolhedor, quente e íntimo. Vai receber convidados na sua casa? Use Laranja! Representa também espontaneidade e audácia.  Porém, em excesso pode causar nervosismo, ansiedade e descontentamento e pode fazer com que você não seja levada a sério.
.

Marrom


Mensagem e Significado:
Cor do conforto, segurança, simplicidade, maturidade, estabilidade, responsabilidade, constância, disciplina, uniformidade, tradição e observação das regras. Porém é uma cor muito rejeitada psicologicamente, pesquisas indicam que apenas 1% das pessoas tem o marrom como cor predileta. Mas isso tem uma explicação, no topo deste ranking de preferência por cores está o azul, cor do céu que fica acima de nossos olhos, já o marrom é a cor da terra em que pisamos, desta forma o marrom também está associado à humildade, à poeira e sujeira. Antigamente era a cor dos camponeses.

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que apreciam o marrom tem um caráter estável, são confiáveis, simples, leais e generosas, tendem a colocar a família em primeiro lugar, não gostam de se ariscar nem perder o controle, além de serem mais fechadas a novidades. Marrom é a cor da madeira, emana a impressão de algo maciço, denso, compacto, sugere segurança e solidez. Muitos homens o adoram devido à sua força, segurança e praticidade. É a cor do outono, do recolhimento e aconchego, por isso tão apreciado na decoração de interiores. Está associado também à natureza, produtos naturais e estilo de vida saudável.

Na Moda e na Vida:
Por ter ligação com a terra, o marrom estabiliza e dá um sentido de ordem, além disso, é ótimo para atividades ligadas à caridade e socialização, pois promove sensação de apoio e acessibilidade. Porém seu excesso pode trazer autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento, além de preguiça, mesquinhez e impressão de falta de requinte e sofisticação.
.

Cinza


Mensagem e Significado:
Cor da neutralidade, imparcialidade e falta de emoção. Transmite elegância, sofisticação, segurança, confiabilidade, maturidade, modéstia, mas também apatia, tristeza, indiferença, monotonia, morbidez e falta de vigor. Está associada à sabedoria e raciocínio, uma conotação aos cabelos grisalhos, massa cinzenta do cérebro, computadores, tecnologia.

Psicologia e Personalidade:
Pessoas que gostam de cinza preferem uma vida segura e equilibrada, tendem a ser tranquilas, práticas, responsáveis, confiáveis e de caráter forte. Por ser uma cor neutra, o cinza não tem nas suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar e por não ter carga emotiva, é frequentemente caracterizada como uma cor enfadonha e sem movimento, precisando assim, ser combinada com outras cores para dar-lhe paixão, energia e vida!

Na Moda e na Vida:
Cinza combina com todas as cores, especialmente as mais fortes, brilhantes e cítricas, pois tem o poder de suaviza-las sem roubar sua atenção. O cinza demonstra classe e refinamento. No contexto do mundo dos negócios, o cinza indica credibilidade, sutileza, maturidade, responsabilidade, autoridade e eficiência no trabalho . Porém sua utilização deve ser ponderada, já que também pode indicar conservadorismo, uma atitude de indecisão e ausência de energia e iniciativa. Seu uso em excesso pode estar associado também à perda, depressão, isolamento ou solidão.
.

Dourado


Mensagem e Significado:
Relacionado a tudo que é majestoso, representa prosperidade, prestígio, luxo e riqueza material. Está associado também a ideais mais elevados, como sabedoria, compreensão e iluminação. É a cor do vencedor, para o primeiro lugar as medalhas são sempre em ouro. Tudo que serve para fazer dinheiro também ganha o reflexo do ouro, daí surgem expressões como “voz de ouro”. As alianças de casamento são de ouro, pois mesmo depois de ficarem durante anos no dedo, continuam a brilhar como no primeiro dia. O poder também deve durar eternamente, por isso todos os seus símbolos são dourados. O ouro é o mais reciclado de todos os materiais, ele pode ser sempre retrabalhado e nunca se desvaloriza, por isso também conota durabilidade, é a cor dos grandes jubileus, como as “bodas de ouro”.

Psicologia e Personalidade:
Inspira conhecimento, espiritualidade e uma profunda compreensão de si mesmo e da alma. É a cor do amor próprio. Traz charme e constrói confiança, dá poder, persuasão, energia, inteligência, vigor e força. A cor dourada clara é benéfica no tratamento de depressão e fobias, revitaliza e equilibra a mente e as energias.

Na Moda e na Vida:
Ouro representa às virtudes que se consolidam com o passar dos anos, lealdade, amizade, honestidade, confiança, porém nunca como cor dominante, pois está também vinculado às recompensas materiais e ostentação. Seu excesso está associado à arrogância, soberba, extravagancia e a um sentido estético de mau gosto.
.


Prateado


Mensagem e Significado:
Se o ouro é a cor do sol, o prata é a cor da lua, o nome da prata em linguagem inca é, ao pé da letra, “lágrima da lua”. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção. É a cor do dinamismo e também do esporte. O prateado é a cor da lua, que está em constante mudança, e por isso também representa a versatilidade.

Psicologia e Personalidade:
O ouro simboliza o valor ideal, a prata, o valor material. Está associada a uma mente cristalina, às virtudes do trabalho intelectual, ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação, atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor.  Atua como cor funcional, seu brilho reflete os raios do sol, diminuindo o calor. Além disso, não há metal que conduza melhor a eletricidade e o calor, as garrafas térmicas são revestidas interiormente de prata, assim como os espelhos, pois não existe material que reflita melhor a luz.

Na Moda e na Vida:
O ouro demonstra seu próprio valor, já o prata corresponde à discrição, um atributo da elegância, realçando o valor da personalidade de quem o usa. É uma cor que funciona bem com a maioria das outras cores, iluminando e refletindo suas energias. Em excesso promove a sensação de frieza, distanciamento e impessoalidade.
......

E aí? Você conhecia o significado das cores? Tenho certeza que depois deste post você olhará com mais carinho para elas, né? E uma dica: Não tenha medo de usar cores! Use-as e misture-as com criatividade! E se ficar na dúvida de como combina-las, observe a Mãe Natureza, ela sempre estará certa ;)


Beijos <3

2 comentários:

  1. Preto, meu querido preto!! Me identifiquei superrr.
    Já tentei usar outras cores, mas o preto me escolheu hahaha
    Belo post. Beijão
    Through My Eyes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah preto é preto, não adianta né Millene!!! Feliz que tenha gostado <3 beijos

      Excluir