iinspiradas

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Um ensaio fotográfico, uma paixão!

às
Olá Inspiretes, eu sempre fui apaixonada por fotografias, acho impressionante como em um “click” pode-se capturar o momento, um pôr-do-sol, o nascimento de um filho, o momento do SIM no casamento, estre tantos e tantos momentos que queremos eternizar. Hoje em dia com o avanço da tecnologia e a integração da câmera ao celular, a fotografia é explorada comumente no nosso dia a dia. Mas e quando queremos algo realmente especial, um registro fantástico do momento, aí é que entra o olhar cuidadoso de um profissional, e é isso que irei compartilhar hoje com vocês.



Esse ano eu e meu marido comemoramos 15 anos de casamento e vinha pensando já há algum tempo fazer um ensaio fotográfico para guardarmos esse momento com carinho. Mas aí vem a pergunta: com quem fazer? Comecei a procurar alguns profissionais na internet e ver os seus trabalhos; analisando e vendo qual se enquadrava no que eu procurava; conversei com amigos e parentes pedindo indicações também, até que lembrei que a minha prima Bá (Barbara) fez um ensaio “maravilindo” e fui atrás desses profissionais.


E quem eu encontrei? A Twin Lens Photography, para conhecer um pouco, vou transcrever para vocês o que eu li sobre elas no site da Mariée Casamentos (onde estão cadastradas como fornecedoras):
Olá, somos Isabelle e Gabrielle conhecidas também como Isa e Gabe ou apenas ‘as gêmeas’. Somos duas irmãs explorando diversos mundos através das nossas lentes. Amamos qualquer coisa fora do comum, excêntrica, encantadoramente peculiar e ao mesmo tempo apreciamos o genuíno, o natural e o real. Dois pontos de vista diferentes sincronizados pelo mesmo objetivo: a imersão nessa atmosfera mágica e sincera da fotografia. Dessa paixão surgiu uma ideia e dessa ideia se fez a Twin Lens, ou Lentes Gêmeas, simpáticas câmeras do século passado, com duas lentes interligadas por uma engrenagem, traduzindo poeticamente a relação de irmãs e profissionais”.

E tenho que dizer, essa descrição, por mais verdadeira que ela seja, ainda não consegue transmitir o trabalho incrível dessas meninas, elas são incríveis mesmo. Antes de conhecê-las pessoalmente eu já havia decidido que o ensaio seria com elas, peguei o contato e mandei um whats para a Isa, que já foi super simpática e atenciosa. Aí marcamos de nos conhecer pessoalmente, pois isso faz parte do trabalho delas, elas querem conhecer com quem irão trabalhar para poder desenvolver da melhor forma possível o ensaio. E tenho que dizer que foi uma ideia maravilhosa, marcamos num café e conversamos muito.

Elas me contaram um pouquinho sobre a história da Twin Lens, que nasceu de uma paixão antiga e em comum delas em 2015, quando decidiram se dedicar de corpo e alma neste mundo. Elas, digamos assim, tem uma visão diferente para a fotografia, não gostam de fotos “montadas” e não trabalham em estúdio. Gostam mesmo é de espontaneidade, onde conseguem traduzir em fotos um “ar de mistério, conto de fadas ou mesmo de uma leitura”, difícil colocar em palavras algo que só se consegue sentir... Me entendem?


Nesta reunião, definimos que seria um ensaio romântico, porém os ninos iriam participar, afinal, eles são o resultado do nosso casamento e não teria como ficarem de fora né?!? Assim, decidimos por fotografar em três lugares distintos: em um café, ao ar livre e finalizando num pub/cervejaria; pois estes três lugares conseguem retratar bem quem somos e o que gostamos.

Marcamos o dia das fotos e tenho que contar para vocês, foi uma tarde divertidíssima. Começamos as fotos no Café Catedral, lugarzinho charmoso no centro da cidade, com um atendimento ótimo e um café delicioso (tenho que aproveitar e agradecer, pois foram uns amores em nos deixar fotografar em seu estabelecimento). Nós estávamos esperando chegar o café e “as gêmeas” já começaram seus cliques, e não tem esse negócio de ficar fazendo pose não, as câmeras não param nas mãos dessas meninas, e conversa vai, conversa vem, tomamos café e elas disseram: terminamos aqui, vamos caminhar no Largo para fazer as outras fotos? Coooomoooo assim já terminaram? Não preciso fazer pose? OMG, como será que vão sair essas fotos? Era o meu pensamento naquele momento inicial, mas vocês já estão vendo o resultado, não é mesmo? Simplesmente lindo.


Caminhamos no Largo da Ordem, num sábado a tarde, passos calmos para nós, mas para “as gêmeas” as câmeras continuavam a mil. Quando elas viam algum local em potencial, elas nos pediam para ficar ali e assim, mesmo as fotos “com pose” ainda são muito leves e conseguem transmitir nosso sentimento, nada foi programado anteriormente o que nos deixou muito a vontade para sermos exatamente nós mesmos. Para os ninos, tudo é festa né, correram, pularam, riram e se divertiram, tanto que quando viram o resultado pronto as reações foram “nossa mãe, nem vi a Gabe bater essa foto” ou “essa hora eu tava rindo do que a Isa disse, mãe”.

Um ponto importante para se comentar é a desenvoltura delas durante todo o ensaio, foram muito pacientes com os ninos, aproveitavam os momentos de brincadeiras deles para fotografar e também tinham toda a paciência do mundo quando tínhamos que atendê-los. Começamos o ensaio às 15:30h como havíamos combinado, e não sabíamos ao certo quanto tempo levaria, mas como eu havia me programado para esse dia ser especial só para nós eu não me preocupei com o horário de terminar; e elas também não. Aproveitavam cada instante e em momento nenhum nos "apressou" ou quis "pular" etapas. E o mais legal, que na verdade não tem um número pré-definido de fotos que serão entregues, fizemos o ensaio e todas as fotos boas são editadas e entregues no formato digital.

Fizemos fotos também com fumaça colorida, que rendeu muita risada, pois não saiu nada parecido com o que eu tinha em mente, e mesmo assim, apesar de ter dado “errado”, nada nos incomodou, pois estávamos já tão leves e tranquilos que isso foi só mais um momento do nosso dia, e hoje, fazendo uma analogia, fez todo o sentido, pois em 15 anos de casamento vocês podem ter certeza que teve muita coisa que não deu certo, mas o que importa é aprender a relaxar e tirar o melhor proveito possível, e assim foi.


Finalizamos a nossa sessão de fotos no Hop’n Roll, um Pub delicioso, com uma ótima carta de cervejas e chopps, e que possuem a cervejaria própria também dentro do estabelecimento. Nós adoramos esse lugar, e já fomos diversas vezes, com e sem os ninos, pois quem curte o bom e velho rock and roll, gosta de bons pratos e aprecia uma boa cerveja, vale a pena conhecer. Como chegamos logo após a abertura da casa, ainda não tinham muitas pessoas, o que nos possibilitou circular e obter ótimas fotos. Estávamos cansados, com fome e sede, então como amigos que nos tornamos (sim, terminamos esse ensaio como amigos) sentamos e ficamos mais um bom tempo conversando, bebendo e comendo. Tenho que dizer que não poderia ter sido melhor ou de outra forma.

Agora era esperar a entrega das fotos, como quem me conhece sabe que não sou nada curiosa e ansiosa (SQN), quase deixe a Isa maluca pelo whats, e mesmo assim ela continuou uma simpatia só. O combinado foi que em até 12 dias uteis eu receberia as fotos, e foi assim, disponibilizaram um link onde está todo o nosso ensaio. O resultado? Não sei como, mas elas pegaram a nossa essência e transformaram momentos eternizando-os na fotografia. Estou simplesmente apaixonada por cada uma das fotos!


Se quiserem conhecer um pouco mais sobre o fantástico trabalho dessas meninas, podem acessar o site da Twin Lens, ele está desatualizado no momento, mas já dá pra ter uma boa ideia de como é o trabalho delas. E se quiserem entrar em contato, podem mandar whats ou mesmo ligar para 41 99530 8288 ou 41 99990 2608, e sabem o que é melhor? Elas atendem em qualquer parte do Brasil... É ou não é de morrer de amores por essas “gêmeas”?!?

E eu já deixei avisado, na nossa festa de 25 anos de casamento (sim, só faltam 10 anos... rsrsrs) elas já estão contratadas e convidadas para festejar com a gente; e nesse meio tempo, tenho certeza que irão ter muitos ensaios mais.



E aí, ficaram com vontade também? Bjus e até semana que vem!

Ah, irei compartilhar outras fotos desse lindo ensaio nas nossas redes sociais, porque foi muito difícil escolher só essas para este post, então fiquem ligadinhas... ;)




Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Que família linda, as fotos ficaram maravilhosas

    ResponderExcluir