iinspiradas

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A moda sustentável da Urban Flowers, uma experiência incrível.

às

Já mencionei em outro post que tenho problemas com chinelos de dedo. O lance de não soltar as tiras nunca funcionou comigo. Na realidade, meu problema sempre foram as tiras. Elas não soltavam, arrebentavam. Nunca entendi o por quê. Mas, fato é que eu destruía um chinelo a cada quatro meses, em média. A frustração de descartar chinelos ainda novos era enorme e me fez buscar uma alternativa. Nada mais de tiras. Agora iria usar chinelo slide.

Assim decidido, comecei minha busca e me deparei com uma loja online que me chamou a atenção: Urban Flowers.
Essa marca apresenta peças sem qualquer uso de materiais com origem animal e feito à mão, tudo produzido aqui no Brasil através de uma cadeia de comércio justo por colaboradores assistidos de perto.
Para quem não sabe, o chamado “Comércio Justo”, também chamado de “Comércio Ético e Solidário” é uma aliança entre todos os participantes da cadeia comercial, desde os produtores até os consumidores que garante a divisão equilibrada dos ganhos, enfraquecendo a exploração por intermediários comerciais.
Só neste critério, a Urban Flowers já me conquistou. Imagine você optar por adquirir produtos de empresas que tem em seus estabelecimentos boas condições de trabalho, com remuneração justa dos trabalhadores, pagamento de preço justo aos produtores e preocupação com o meio ambiente. Essa é a essência do Comércio Justo e nós, consumidores, ao adquirirmos dessas empresas, podemos contribuir para a diminuição da exploração do trabalho e até mesmo da depredação ambiental.
Mas voltando a falar da Urban Flowers, outra coisa que me chamou a atenção, depois de escolhido o chinelo slide que eu queria, foi o minucioso detalhamento dos materiais que compõem o produto e a numeração dos calçados com uma tabela de medidas da palmilha. Adorei. Não temos tamanhos padrões no Brasil e cada marca tem sua própria medida para a numeração, o que torna um risco a compra online. Mas ao colocar uma planilha de medidas em centímetros para cada numeração, não tem como errar o tamanho ao realizar a compra.
Escolhido o chinelo slide (pretinho básico), fui ver o prazo de entrega e aí uma nova surpresa: prazo para postagem de 08 dias úteis, mais o prazo de entrega dos Correios. Meu primeiro pensamento foi: “como assim precisam de oito dias úteis para encaminhar o produto para os Correios?”. Bom, mandei uma mensagem no Facebook da empresa e perguntei o motivo de levar tanto tempo para o envio e recebi a resposta que me conquistou: “este é o prazo para a confecção dos produtos”.
Fiquei estarrecida. A empresa só fabrica o que é vendido, para evitar desperdícios Neste momento me rendi. Fiquei com aquele pensamento de “Uau! Esse calçado vai ser feito só para mim. Vão produzir esse chinelo somente porque eu preciso de um novo”. Adorei essa sensação e fiz o meu pedido. O chinelo chegou dentro do prazo, remetido na própria caixa de sapato (outra coisa legal, já que evita o desperdício de uma embalagem a mais) e tenho que dizer: que chinelo confortável, do tipo que “abraça” os pés da gente.
A Urban Flowers se destacou para mim por ser uma empresa de produção local, com ética sustentável, vinculada ao crescente mercado relacionado com o consumo consciente, sustentável e responsável.
Então essa compra, na realidade se transformou em uma experiência incrível. Escolher algo que eu preciso e conhecer quem vai fazer, com o que e como vai fazer. Essa proximidade/relação entre produtor e consumidor é única e a melhor experiência de compra.
Vale referir, também, que a Urban Flowers apresenta uma diversidade de calçados femininos e masculinos, bem como de roupas, que também são veganas e feitas à mão.

Quer tentar uma experiência diferente de consumo? Fica a minha sugestão de conhecer a loja online da Urban Flowers.


5 comentários:

  1. Amei saber essas informações sobre a empresa! Muito legal a preocupação dela em preservar o meio ambiente. Que chique, uma produção exclusiva!! O chinelo me parece muito confortável, além de ser lindo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quanta peça linda hein, estou bem interessada!
    Não conhecia esta loja, vou lá conhecer e ver todos os produtos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ane, tudo bem?
    Menina, eu também tenho sérios problemas com chinelos, mas nunca tinha pensado em outra alternativa. Amei a indicação, a iniciativa que a loja tem é incrível. Não sou de fazer compras on-line, mas o que posso fazer, essa loja me conquistou também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?

    Diferentemente de você, eu nunca tive problemas com chinelos, isso porque eu quase não uso, rs. Minha mãe ficava super brava e inventava as coisas para eu ficar com medo, mas eu sempre amei andar descalça em casa.
    Porém, nunca dispenso um bom sapato e se eu ficar confortável, não me importo de usar em casa. Eu não conhecia a marca e nunca tinha visto uma empresa que criasse calçados sem origem animal e ainda produzido a mão, no nosso território, de acordo com o "Comércio Ético e Solidário".
    Eu amei e vou dar uma pesquisada para saber mais e ver se encontro algo que gosto.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane, tudo bem? A ideia e iniciativa da loja é incrível. Cada vez mais empresas vem mudando seu pensamento e também a maneira como colocam seus produtos no mercado. É importante pensar não somente no consumo mas também nos danos que estamos causando à natureza, ao meio ambiente. Gostei muito das peças. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir