iinspiradas

sábado, 23 de dezembro de 2017

As Cores de 2018

às 12:02
A cada temporada a Pantone* lança o Fashion Color Trend Report, que é um relatório das cores mais usadas pelos designers na Semana de Moda de Nova York. O relatório da vez (lançado no mês de setembro/17) foi o da primavera 2018 do hemisfério norte e que consequentemente vai influenciar as nossas coleções de primavera-verão 2018/2019 aqui no Brasil. Essas cores destacadas são um indicador do que veremos por aí logo mais, em termos de moda, arquitetura e design. 




*Pantone é uma empresa norte americana que ficou mundialmente famosa pela sua escala de cores, a “Pantone Matching System”, um sistema de cor largamente utilizado pela indústria nas mais diversas áreas (gráfica, têxtil, desing, arquitetura, etc), em outras palavras, esse sistema padronizou as cores para evitar divergências na hora de reproduzi-las. 

Foram selecionadas 12 tendências de cores para inspirar a moda feminina e masculina e mais 4 cores clássicas que transcendem a estação, para servirem de base ao guarda-roupas.  

Diferente dos anos anteriores, as cores de 2018 foram um tanto quanto coloridas inusitadas e divergentes. As palavras que definem esta nova cartela são “liberdade” e “autoexpressão”. Liberdade para se expressar, ousar, experimentar, sem se submeter a regras! 

Começamos a ver uma pequena revolução no mundo das cores, a cada temporada vemos mais cores sendo inseridas, pois as pessoas estão muito mais abertas ao uso de tons vibrantes em seu dia a dia, observe por exemplo os utensílios de cozinha, aparelhos celulares e seus acessórios por exemplo, está tudo super colorido! Afinal as cores refletem nossos desejos, usamos as roupas como forma de expressão de personalidade e individualidade e nesse sentido o uso da cor é fundamental. E é inevitável que o mercado venha a atender essas demandas.

As cores escolhidas passam um ar de otimismo, confiança, vitalidade, alegria e diversão! E dentre elas a Pantone selecionou uma para ser a cor principal de 2018, a rainha soberana!!! Já já eu conto qual foi ;) 

Vamos as cores:



Meadowlark (PANTONE 13-0646)
É o tom de amarelo queridinho da atualidade, você até já deve ser se deparado com ele nas lojas por aí, a Renner foi uma que investiu pesado neste tom. Amarelo é uma cor quente e aconchegante, cor do sol né?! Extrovertido, traz alegria e diversão ao look.




Cherry Tomato (PANTONE 17-1563)
É um tom de vermelho alaranjado, outra cor viva, veja só!!! Carrega a impulsividade do vermelho e o calor e energia do laranja. Uma cor que mostra coragem e chama atenção pelo seu tom vivo.




Little Boy Blue (PANTONE 16-4132)
Azul da cor do céu, sob o qual estamos todos, ou seja, uma cor para todos! Essa tonalidade tranquiliza e traz a promessa de um novo dia.





Chili Oil (PANTONE 18-1440)
Assim como o nome sugere, chili saiu da culinária mexicana para temperar o guarda roupas de 2018. Este tom de terracota é uma mistura entre vermelho e marrom. É uma cor de transição.







Blooming Dahlia (PANTONE 15-1520)
Os tons de rosa realmente caíram nas graças das pessoas!!! Este tom, como o nome floral sugere, tem base no laranja é sugestivo e sedutor, uma das grandes apostas para a primavera, obvio!







Pink Lavender (PANTONE 14-3207)
Um tom de violeta rosado que encanta e acalma, traz a sensação conhecida como quiescência (período de repouso da natureza), ótimo para balancear com as outras cores da cartela.






Arcadia (PANTONE 16-5533)
Este tom de verde azulado é um resquício do Greenery (cor de 2017), o verde permanece na paleta em função do desejo das pessoas de se reconectarem com a natureza. Agora, em um tom mais frio e limpo, vem revigorar nossos ânimos.





Ultra Violet (PANTONE 18-3838)
Um tom de roxo profundo que fascina e intriga. Sugere originalidade, mistério e interiorização.







Emperador (PANTONE 18-1028)
Escuro, porém não tão sinistro quanto o preto, este tom de chocolate veio para trazer força e substancia à paleta primaveril.






Almost Mauve (PANTONE 12-2103)
É o tom mais claro da paleta. Lembra pétalas de flores, delicado e atemporal, veio para dar um toque de nostalgia à estação.





Spring Crocus (PANTONE 17-3020)
Mais um tom botânico para a temporada, este tom de fúcsia é expressivo, espirituoso e sensual, traz energia e vitalidade.






Lime Punch (PANTONE 13-0550)
Este amarelo cítrico, vibrante e cheio de energia, veio para trazer alegria. Ele já vem sendo visto em artigos esportivos a algum tempo e começou a cair também nos gostos dos consumidores em geral. 






E as 04 cores básicas:


Visão geral da Cartela:

Como eu falei lá em cima, todo ano a Pantone elege uma cor para representar o ano novo. 

Essa brincadeira de “cor do ano” começou em 2000, como uma forma simbólica de “dar ao mundo o que o mundo precisa”, selecionando uma cor que represente os sentimentos e anseios das pessoas globalmente, de acordo com suas atitudes, estados de espírito e identificação. Ou seja, vai muito além de só escolher uma cor qualquer, ela precisa estar em harmonia com o zeitgeist mundial. 

Cores dos anos anteriores, desde 2000 até 2017.

Zeitgeist é um termo alemão que significa espírito do tempo ou sinal dos tempos. É o conjunto de tudo que acontece em uma determinada época, nos âmbitos intelectuais, culturais, políticos, comportamentais, etc. É um termo muito usado entre os Cool Hunters (caçadores de tendências, em tradução livre), que são os profissionais que estão envolvidos em analisar, captar e entender o comportamento humano para traduzir em tendências. 

Mas se para você as “tendências” não passam de mera jogada de marketing para aquecer as vendas e incentivar o consumismo, saiba que este mundo é muito mais amplo e complexo do que você imagina. 

Tendência vem do verbo ‘tendere’ que significa ‘indicar para’, ou seja, é uma indicação de para onde as coisas tendem a ir. As tendências, assim como no caso da Pantone, servem para “dar ao mundo o que o mundo precisa”. Os Cool Hunters analisam as sociedades e mercados e observam os sinais que se repetem em vários lugares do mundo formando padrões de comportamento, assim eles são capazes de oferecer sugestões de novos produtos, novos negócios e novos nichos de mercado, diminuindo a margem de erro para quem vai investir ou produzir, afinal, não adianta fabricar ou oferecer algo que ninguém quer ou tem necessidade no momento, não é mesmo? 

As tendências são uma coisa positiva, elas vêm para suprir necessidades de forma certeira. Cabe a VOCÊ não transforma-las em consumismo desenfreado. #ficadica ;)

Dito isso, vamos a tão esperada cor de 2018!!!!

Que rufem os tambores!!!!

E a cor escolhida foi...


Este tom de violeta profundo foi eleito por comunicar originalidade, ousadia, reflexão, mistério e criatividade. Remete aos mistérios do cosmos e inspira um pensamento visionário que nos aponta para o futuro ultrapassando limites com criatividade.

O violeta é considerado o equilíbrio perfeito entre as cores vermelho e azul e por isso é também é considerado uma cor mística que representa o equilíbrio entre a terra e o céu, os sentidos e a razão e a matéria e o espírito.

Se você está se sentindo meio perdida e precisando de equilíbrio, use violeta! Ele traz paz e tranquilidade, além de transmitir autoconfiança e autoridade.

Bem, em termos de Zeitgeist temos que concordar que o mundo está mesmo precisando de paz de espírito, equilíbrio e interiorização, não é mesmo?

Se você não curte esta cor mas quer estar na moda mesmo assim, opte por pequenos detalhes, como um acessório, uma bolsa, tecidos estampados, esmalte para as unhas. Aliás, esta dica serve para qualquer uma das cores que falamos lá em cima!



Lembre-se, as tendências estão aí para dar uma direção ao mundo, mas de forma alguma são obrigatórias para a SUA vida! Use apenas aquilo que realmente te faz feliz, que tem a ver com o seu estilo e representa quem você é! Não gosta de nenhuma dessas cores? Não tem problema, use as cores que VOCÊ mais curte! Aqui nesse texto eu falo um pouco sobre os significados das cores, dê uma olhadinha e monte sua própria paleta para começar 2018 sendo você mesma. ;)

Então é isso, desejo a você um Feliz Natal e um liiiindo 2018, cheio de alegria e cor, afinal, cor é vida!

Beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário