iinspiradas

domingo, 18 de março de 2018

Preza – um olhar com atitude

às




Há algumas semanas descobri que existem óculos de sol feitos de madeira. Ok. Sei que já existem há um tempo, mas só descobri agora porque estava procurando um novo, para substituir o meu que havia quebrado.
Buscando uma versão sustentável para esta substituição – e não fui eu, quebrou de velhinho mesmo – me deparei com essa proposta incrível: óculos de sol feito de madeira, a partir de excedentes da indústria (batizada de madeira revisitada) e artesanais.

imagem fornecida pela Preza
A Preza se apresenta como uma marca genuinamente brasileira que produz óculos de madeira feitos à mão, que busca promover a responsabilidade social, a moda sustentável e o comércio justo, abraçando um ideal de equilíbrio entre natureza, sociedade e economia.
Surpresa maior foi quando percebi que a oficina da Preza está localizada em Porto Alegre/RS (meus olhos brilharam neste momento) e marquei uma visita para ver todo processo de criação e produção.
Então conheci o Rodrigo Cury e a Martina Seibel, idealizadores da marca, que me relataram como tudo começou e a visão por trás da marca.
É uma experiência única ver cada etapa do processo, perceber a responsabilidade ambiental que envolve as etapas de produção e o compromisso com a valorização do trabalho prestado.
imagem fornecida pela Preza
Transformar resíduos que seriam descartados em matéria prima para  armações de óculos, é também apresentar um produto cheio de história e significado. É transformar algo simples em algo especial.
Na Preza, toda a madeira utilizada vem de excedentes da indústria moveleira daqui do estado e somente é utilizado material de origem vegetal sem o uso de solventes para a colagem e o tratamento da madeira (utilizam uma resina vegetal).
Essa madeira é laminada, cortada a laser, colada e tratada, em um processo que leva em torno de cinco dias. O trabalho é artesanal e cada um desses óculos é feito com enorme cuidado.
A marca oferece atualmente 10 modelos diferentes e o que chama mais a atenção é que, como são de madeira, a tonalidade de cada óculos pode variar, o que faz com que se tornem exclusivos, únicos. E é possível encontrar vários tons, do mais claro ao escuro e até de um roxo. Além disso, cada produto é numerado e vem acompanhado de um estojo de tecido revestido que também  é remanescente de excedente industrial.
Uma grande característica desses modelos de óculos é que, além de elegantes, são extremamente leves e confortáveis, ao ponto de quase esquecer que está usando.
Mas não pense que são frágeis. São feitos para durar.
Além disso, a marca quer que os seus clientes usem os óculos por toda a vida, oferecendo o serviço de reparo e manutenção por um preço justo.
As lentes são polarizadas (reduz o brilho horizontal e aumenta a proteção) e de policarbonato (material mais resistente aos impactos), com proteção certificada contra raios UVA/UVB. 
Importante destacar que a madeira é tratada com uma resina vegetal atóxica, anti alergênica e inodora que impermeabiliza e protege contra os raios UV.
Ou seja, pode molhar. Mas calma aí, não é para se atirar na piscina com ele, mas também não precisa entrar em desespero se começar a chover!
imagem fornecida pela Preza
Achei os modelos lindos, ao ponto de ter dificuldade de escolher um para mim. Optei pelo “Kate escuro”, modelo feito em parceria com a Revista Donna, a partir de um projeto de cocriação, que envolveu pesquisa de estilo e comportamento e realizado por profissionais de diferentes áreas.
As compras podem ser realizadas na própria oficina, nas lojas físicas e parceiras listadas no site, bem como na loja online da própria marca.
Para quem tem medo de comprar sem experimentar, a Preza tem uma política de troca e devolução, de forma gratuita, para que você possa encontrar aquele modelo perfeito e que combina com o seu estilo. E não dá para negar: além do caráter sustentável, são lindos e originais.
A Preza é um excelente exemplo de “upcycling”, ou seja, de utilizar algo sem valor comercial que seria descartado e transformá-lo em algo diferente, de melhor qualidade e maior valor.
Então se você está aprendendo ou já está engajado com os conceitos de sustentabilidade, consumo consciente, comércio justo e impacto ambiental, a Preza é uma marca que merece a sua atenção.
E o que você acha da ideia de usar um óculos de madeira?


Martina, eu e Rodrigo
Apostamos em um novo jeito de fazer negócios, estabelecendo parcerias e criando conexões!” 
Martina & Rodrigo



Nenhum comentário:

Postar um comentário