iinspiradas

terça-feira, 19 de junho de 2018

Bolsas eco-friendly para conhecer e se apaixonar

às 15:26

Hoje estava olhando para minha bolsa e reparando que ela já apresenta sinais de desgaste. Um pequeno rasgo está começando a aparecer, uns “descascados”... Nada muito evidente, mas estão ali e agora que eu os vi, estou tentando lembrar a quanto tempo uso essa bolsa.
Tenho por hábito (ou preguiça) usar a mesma bolsa todos os dias, em todos os eventos até que ela se acabe (literalmente), que fique imprópria para uso.
Me dei conta, então, que desde que mudei minha visão sobre consumo e passei a ter mais atenção sobre o que compro, como e onde é produzido, não tinha trocado de bolsa.
Pois então fui pesquisar bolsas que fossem produzidas aqui no Brasil e de forma sustentável e deu aquele estalo: porque não compartilhar essa pesquisa? Vai que tem mais alguém procurando!


Mas já vou avisando, não coloquei o valor médio das bolsas que encontrei, pois quando falamos de preço, “caro” e “barato” são critérios muito subjetivos e, além disso, quando se trata de bens duráveis, tenho por princípio avaliar o valor (não o preço), ou seja, para mim o que importa é quem fez, como fez, o grau de dificuldade do que foi feito e qual o impacto ambiental causado com a produção.
Então aqui vão algumas indicações de bolsas sustentáveis e brasileiras que me chamaram a atenção (as fotos foram selecionadas por mim e extraídas dos sites das marcas).




Bolsas lindas e veganas! A marca apresenta coleções em edições limitadas, de diversos modelos e cores, sofisticadas que unem materiais alternativos e livres de crueldade, com temáticas atemporais e designer inovador.
Tudo é produzido aqui no Brasil, em uma fábrica certificada, que garante a mão de obra qualificada e livre de trabalho escravo.
Utilizam como matéria prima, o Laminado Vegetal, proveniente do Látex natural, extraído das seringueiras no interior de São Paulo e de Rondônia e tecidos reciclados (tecidos que seriam descartados pela indústria têxtil).
A bolsa da foto foi a minha favorita, embora tenha sido extremamente difícil escolher uma só desta marca!


Essas bolsas me impressionaram demais pelo material utilizado. Trata-se de uma empresa familiar que confecciona bolsas artesanalmente a partir de sobras e aparas de cintos de segurança descartadas, as quais são selecionadas manualmente, lavadas, e disponibilizadas para a deformação sem que seja necessário nenhum tipo de reprocessamento.
Este processo é chamado de Upcycling ou Reutilização criativa, agregando um novo valor e uma nova função a um material que seria descartado por não apresentar valor comercial.
Eu fiquei fascinada com a ideia de usar uma bolsa feita com esse material. Nunca tinha visto nada parecido e fiquei realmente impressionada. A marca produz diversos modelos, em várias cores, inclusive mochilas, bolsas para notebbok e bolsa de viagem.
       Pensando na resistência desse material, fiquei com aquela clara impressão de que é uma bolsa que dura a vida inteira e vira herança para os filhos. A foto, claro, é do modelo que mais gostei.



A Eleftheria é uma marca de slow fashion que reutiliza tecidos e apoia o consumo consciente.
As bolsas da marca são feitas à mão com retalhos de malha usados como fio e são provenientes de resíduos de grandes empresas de Santa Catarina. A produção é local e é um modelo de Upcycling, transformando resíduos em lindas bolsas.
Com os resíduos de tecidos, artesãs fazem um incrível trabalho manual em crochê em dois modelos de bolsas, com várias cores para escolher – lisas ou estampadas. 
E como tão bem explicaram na página, “a ideia é transformar algo descartado em um produto que possa ser utilizado novamente. O meio ambiente não precisa sofrer de novo devido à extração desses materiais”.
O modelo da foto é o Pequi Estampada. 



As bolsas dessa marca também me surpreenderam pela criatividade do material utilizado: palha de Butiá.
As bolsas produzidas pela Apoena são feitos artesanalmente, desde o processo de captação da palha, a secagem e a raspagem e todo o processo de tingimento dos tecidos utilizados são naturais.
    Devido às características das folhas de Butiá utilizadas na trama, cada peça acaba se tornando exclusiva e autêntica. A marca também produz mochilas e clutchs e se inspiraram no trabalho dos índios Tupis Guaranis da região. 



Se você ama cores e formas, essa marca é para você!
A Louloux está no mercado desde 2005 e apresenta modelos autênticos e de qualidade (essa marca eu já conheço das feiras autorais daqui de Porto Alegre) e também produz calçados lindíssimos e coloridos.
Os produtos são produzidos a partir da reutilização do material excedente de produção de outras marcas e é possível encontrar vários modelos de tamanhos e cores diferentes, das mais discretas (um pretinho básico) até a mais extravagante (adoro!!!).
   Além disso, a marca acredita que a sustentabilidade não vem apenas da reutilização do material, mas também da qualidade de vida daqueles que trabalham na produção dos calçados e investe no bem estar dos seus colaboradores.



Pequena empresa familiar onde são produzidas bolsas e mochilas manualmente e em pequena escala: no máximo 05 peças idênticas são produzidas. Os tecidos utilizados são sustentáveis e reciclados, originados a partir de garrafas PET e retalhos e aparas descartados pela indústria, Para cada metro de tecido produzido são retirados do meio ambiente 8 garrafas PET e 480g de retalhos têxteis.
        A sustentabilidade é levada tão a sério, que as sobras dos materiais usados na produção, os fios e retalhos de tecidos, são reutilizados na criação dos brindes de campanhas da marca, reduzindo ao máximo o desperdício na cadeia produtiva, com a preocupação em gerar o menor impacto ambiental possível.



Nahual.Art faz bolsas que são verdadeiros objetos com arte. Criada em 2017 e localizado em Piracaia, interior de São Paulo tem como projeto principal “a ressignificação das obras de arte, criando peças que não precisam ficar presas à uma parede ou expostas em salas de museus”.
Apresentam, assim, lindas bolsas com design autoral, pintadas e bordadas à mão, produzidas com materiais reciclados como o MDF e o fio de malha, proveniente de sobras fabris.
     As peças são únicas e exclusivas, não há cópias nem tiragem limitada e a escolha dos acabamentos é feita também de forma intuitiva e harmônica, como uma verdadeira extensão da arte criada para cada modelo de bolsa.



As bolsas são feitas à mão, com insumos de baixo impacto ambiental e parte da receita com as vendas é destinadas para ações socioambientais.
A marca tem como um dos pilares a valorização da mão de obra, com estímulo ao artesanato local e respeitando o tempo hábil de fabricação de cada peça.

As peças são feitas com tecido 100% algodão reaproveitado, as partes de crochê são feitas com barbantes produzidos com resíduos da indústria têxtil e as alças e apliques em marchetaria, técnica manual de colagem de madeira de redescobrimento (demolição), com acabamento em óleos naturais, biodegradáveis e antialérgicos. 


Então se você já é adepta do uso de produtos sustentáveis ou se tem como resolução passar a utilizar, o que achou dessa seleção?
Confesso que ainda não escolhi minha próxima bolsa e meu coração está bem dividido.
Conhece alguma marca de bolsas sustentáveis e quer compartilhar?



8 comentários:

  1. Não conhecia essas marcas e gostei da maioria das bolsas. Semana passada meu marido comprou uma bolsa nova pra mim pq a minha estava terrível.
    Mas nunca tinha pesquisado sobre bolsas sustentáveis.
    Amei teu post! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado. Obrigada.

      Excluir
  2. Adorei essas bolsas sustentáveis que você selecionou, não conhecia a loja. Não sou adepta do uso de produtos sustentáveis, mas gostei e pretendo me tornar sim. Essa bolsa Ket Luzz é linda de mais! Adoraria ter uma dessas. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa bolsa Ket Luzz é realmente maravilhosa!

      Excluir
  3. Gostaria de sugerir a Agama Bolsas, são peças únicas feita com o excesso da industria têxtil www.agamabolsas.com.br =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão. Vou olhar o site. Obrigada ^_~

      Excluir
  4. Nossa que interessante essa postagem sobre bolsa sustentável, é sempre bom dar destaque a esses assuntos que não são tão discutidos, adorei os modelos e não conhecia as marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post. Fico muito feliz.

      Excluir