iinspiradas

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Tingindo os cabelos sem química: Henna na prática

às 21:25


Todo mundo já ouviu falar sobre a Henna! Mas entre o ouvir e conhecer existe uma distância. A verdade é que a maioria das pessoas tem dúvidas de como usá-la para tingir os cabelos. Então, segue a leitura que vamos contar como fazer essa aplicação com Henna para tingir o cabelo!

A Henna (Lawsonia Inermis) é uma planta, cujas folhas são secas e moídas e que soltam um pigmento de cor laranja/acobreado. Então aí já fica a primeira informação relevante sobre a Henna: A COR! 

Não existe Henna loira, Henna castanha ou Henna preta (ou qualquer outra cor), como normalmente se vê anunciado por aí. A Henna pura, SEMPRE terá um pigmento acobreado. 

Mas isso não significa dizer que essas “Hennas” (sim, entre aspas) não são naturais. Apenas não são puras, são misturadas com outras plantas para atingirem outros tons. 

Então porque não usam só a outra planta? E aí vem a segunda informação muito importante sobre a nossa querida Henna: ao contrário das outras plantas, o pigmento da Henna fixa no cabelo. Por isso realizam a mistura para utilizar a cor do pigmento dessas outras plantas, como Cássia, Índigo, Red Kamala etc e uma pequena porcentagem da Lawsônia para a fixação da cor. 

Outra coisa comumente falada, é que a Henna é incompatível com outras tinturas e processos químicos no cabelo. Na realidade, algumas pessoas confundem Henna com Henê, esse sim um processo químico para alisamento e tingimento e que é incompatível com tinturas e químicas. 

Quero esclarecer, também, que ao contrário do que algumas pessoas costumam dizer, a Henna NÃO contém chumbo, mas sempre é bom olhar com muita atenção a descrição nas embalagens, pois infelizmente, já encontrei uma marca aqui no Brasil que dizia vender Henna 100% pura, mas continha picramato (um colorante sintético tóxico). 

Feitas essas observações, e considerando que a opção é por um tingimento natural para os cabelos, a utilização da Henna é uma excelente opção para quem quer mudar a cor dos cabelos sem afetar a estrutura dos fios. 

Mas antes de optar pela Henna, você precisa saber que é um tingimento praticamente permanente, sendo muito difícil retirá-lo depois de aplicado. Então é muito importante ter certeza de que você realmente quer utilizar a Henna. 

Também precisa ficar consciente que a Henna vai agir em cada cabelo de forma diferente, dependendo do seu tom base de cabelo e da saúde dos fios (quanto mais poroso, mais difícil do pigmento fixar nos fios). 

Assim, quanto mais claro for o tom do cabelo (inclusive os brancos), mais acobreado ficarão os fios após a aplicação. Já os cabelos mais escuros, não ficarão ruivos, apenas com uma tonalidade avermelhada no Sol. 

Eu, particularmente, considero isso uma vantagem incrível, pois a tonalidade do seu cabelo, após o uso da Henna, será único, será apenas seu. 

Mas é importante prestar atenção a uma coisa: se o seu cabelo estiver com a raiz em um tom e o comprimento em outro tom, seu cabelo vai continuar com dois tons diferentes após a aplicação. 

Como eu já disse, a Henna reage com o tom base. Dois tons, dois resultados diferentes. Então é bom primeiro unificar a cor do seu cabelo antes. 

Pintei o cabelo por muitos anos e quando decidi usar a Henna, antes da primeira aplicação, primeiro pintei meu cabelo na cor natural dele, para que depois, conforme a raiz fosse crescendo, continuasse aplicando a sem o risco de acabar com dois tons diferentes no cabelo.

Mas afinal, como se aplica? 

A receita base é de 400ml de água filtrada quente (o suficiente para que possa tocar sem se queimar) para 100gr de Henna, acrescentando a água aos poucos enquanto mistura até ficar com uma consistência pastosa. Não use utensílios de metal neste processo, porque vai afetar a cor e SEMPRE use luvas, pois a Henna mancha muito. Se você, assim como eu, não curte usar descartáveis (inclusive as luvas), compre uma dessas luvas de cozinha, mas que fique bem justa nas mãos para não dificultar o manuseio. Ela vai manchar, mas você vai usar as mesmas luvas por muito tempo. 

A quantidade de Henna vai variar de acordo com o comprimento e volume do cabelo, e a quantidade necessária você só vai descobrir conforme for usando. No meu caso, por exemplo, meu cabelo é bem fino e está um pouco abaixo dos ombros, então preciso de apenas 50gr. 

Depois de misturar a Henna com água, aguarde o tempo de liberação do pigmento, o que, olha só, também vai variar de acordo com a temperatura ambiente. Quanto mais quente, mais rápido. Aqui no Sul, no inverno leva muito mais tempo para liberar o pigmento do que no verão. A média é de uma a quatro horas. 

Para saber se o pigmento foi liberado, coloque um pouquinho da mistura no pulso ou na mão, deixe por uns três minutos e limpe, se ficar uma mancha alaranjada forte, está pronta para a aplicação. 

Antes de aplicar no cabelo, passe um óleo ou creme (pode ser até um hidratante) em todo o contorno do rosto, nuca, inclusive nas orelhas. Isso vai facilitar a limpeza depois da aplicação, porque sempre suja ou escorre um pouco sobre a pele. 

Também faça um teste para evitar uma possível reação alérgica. Não é porque se trata de um produto natural que não pode causar alergia (olha o amendoim...). Coloque um pouco da mistura atrás da orelha (vai manchar, mas não vai aparecer) e deixe uns minutos, limpe  e espere um pouco para perceber se há reação. Gestantes, só utilizem com autorização de seu obstetra. 

Aplique a mistura sobre os cabelos limpos (de preferência apenas com shampoo), com o cabelo seco ou úmido (acho mais fácil aplicar sobre o cabelo úmido) e pode ser feita de duas formas: modo mocinha, com o uso de um pincel ou pente, mecha por mecha, ou modo ogra (meu método favorito), pegando com a mão mesmo e passando nos fios como se estivesse fazendo fitagem (não esqueça das luvas, peloamordedeus). 

A mistura vai permanecer no cabelo de acordo com o tom desejado: menos tempo, mais intenso, mais tempo, mais escuro (no mínimo duas horas, no máximo quatro). 

Após a aplicação, coloque uma touca plástica que, além de manter a cabeça aquecida, vai ajudar a não manchar nada enquanto espera e para limpar, apenas enxaguar bem e aplicar condicionador ou máscara. Não use touca metalizada.

Se você não utilizar toda a Henna que preparou, coloque no congelador para usar em outra oportunidade. Evite usar secador de cabelo com temperatura muito quente e chapinha nos primeiros dois ou três dias após a aplicação, porque isso pode alterar a cor. 

Percebeu que aplicação de Henna não é uma ciência exata, não é? São muitas variáveis, mas na verdade é um processo bastante simples e com a prática tudo acaba sendo feito de forma tão automática que nem vai se preocupar com quantidade, temperatura, tempo de aplicação, etc... 

Então se a sua decisão é abandonar as tinturas industrializadas que contém diversas substâncias que prejudicam os cabelos e até podem fazer mal à saúde, a Henna é a melhor solução, além de deixar os fios encorpados e brilhantes. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário