Se você olhar para a roupa que está vestindo neste instante, será capaz de dizer quem a fez? Ou quem sabe, poderia dizer onde foi feita e em quais condições? Ou a origem da matéria prima?
Mas a questão é: porque estou falando sobre isso se o título dessa postagem é sobre uma premiação de moda?
Pois bem, não podemos ficar alheios aos noticiários que relatam com certa frequência denúncias relacionadas com as más condições de trabalho na indústria da moda, exploração de mão de obra (até infantil), condições análogas à escravidão, más condições de higiene nos locais de trabalho e claro, trabalho pessimamente remunerado.
Em razão desses fatos, tem aumentado o número de pessoas E empresas envolvidas com o slow fashion, que dão atenção a toda cadeia de produção, desde o produtor da matéria prima até a venda do produto, praticando o preço justo em todos os estágios da produção, onde todos são remunerados de forma justa, sem exploração, além de estarem vinculados a questões socioambientais e sustentáveis.
Mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido, já que muita gente nunca ouviu falar de termos como “slow fashion”, “moda autoral”, “moda consciente”, “fashion revolution”, dentre outros vinculados a esse movimento da moda que entende que a moda pode ser sustentável e justa para todos que a produzem.
Uma vez que apoio esse movimento, hoje apresento uma premiação que visa motivar as práticas da moda sustentável, o Sustainable Fashion Awards 2018.
O prêmio será de $3.000 dólares para o vencedor e o mesmo valor para ser doado para uma ONG parceira desse movimento.
As inscrições se encerraram em 31/08/2018 e os projetos – que podem ser de apenas uma peça e até mesmo de uma coleção completa –cumpriram pelo menos uma das ações sociais e ecologicamente conscientes abaixo:
Peças feitas à mão;
Produção local;
Desenvolvimento de comércio equitativo;
Design inteligente;
Zero desperdício de tecidos;
Proteção ao bem-estar animal;
Utilização de materiais orgânicos, reciclados ou transformados;
Avaliação de todo o ciclo de vida dos produtos.

O júri do Sustainable Fashion Awards é composto por profissionais internacionais de diferentes áreas envolvidos com o segmento da moda e o resultado será divulgado no dia 10 de Janeiro de 2019.
Então se você achou interessante a ideia de uma moda mais sustentável, que produz de forma responsável, quando se trata do meio ambiente, com a preocupação do justo pagamento de todas as pessoas envolvidas no processo de produção, convido a acompanhar essa premiação, através do site oficial.
"Compre menos, escolha bem e faça durar"
Vivienne Westwood
Nenhum comentário:
Postar um comentário