iinspiradas

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Embalagens ecológicas para alimentos

às 10:17

Atualmente, quando a sustentabilidade (finalmente) está em alta e o mundo inteiro está se voltando para problemas ambientais e a poluição causada pelo uso indiscriminado de plásticos, nada mais "démodé" do que usar plástico filme na cozinha.


Quem me acompanha, principalmente no meu IG pessoal, sabe que sou defensora do banimento dos plásticos de uso único e da utilização de produtos ecológicos e sustentáveis.

Embora pareça ser um produto muito útil para a conservação de alimentos, o plástico filme é um grande vilão do meio ambiente. 

De pedaço em pedaço que é utilizado, acaba no lixo não reciclável (não conheço criatura que lave o plástico filme e descarte no lixo seco) e, bom, vamos lembrar: é plástico! Vai levar muito tempo para se decompor, vai ficar rolando por aí podendo, inclusive, ser ingerido por animais e causar sua morte (sejam aqueles pedaços de plástico que vão parar nos lixões, sejam aqueles que chegam até os oceanos).

Então, colocando na balança, ainda que pareça útil, o estrago que causa ao meio ambiente é infinitamente maior que sua utilidade e por isso, o ideal é buscarmos a substituição por um produto sustentável.

Lindos e maravilhosos, esses paninhos encerados estão aí no mercado fazendo exatamente essa função de preservar os alimentos, com a grande vantagem de serem laváveis, não rasgarem e, pasmem, biodegradáveis e compostáveis! 

Feitos de tecido 100% algodão e cera de abelhas ou cera vegetal (para quem opta por produtos veganos), são maleáveis e se ajustam ao produto embalado apenas com uma leve pressão das mãos.

Ganhei um desses paninhos encerados há uns meses atrás, achei genial e usei loucamente, principalmente para embalar frutas partidas e como é um tecido poroso, não resseca o alimento embalado e o mantém fresco.

Podem ser utilizados para cobrir potes com restos de alimentos, embalar pães, bolachas (ou biscoitos... não vou incitar uma discussão aqui, kkkk), frutas, verduras, legumes, queijos e até para os fermentados e probióticos (solução de tampa  ^_~). Aprovei tanto o uso que quero muito adquirir um kit com uns três tamanhos diferentes.

Impermeáveis e fáceis de limpar, basta deixar sob água corrente (não usar água quente, detergentes tradicionais e não torcer) e deixar secar à sombra para depois guardar em local seco. Se necessário, utilizar (de leve) uma esponja (não de material plástico, né?) e um sabão neutro (e o mais natural possível, ok?).

Quando bem cuidados, não contaminam os alimentos, duram meses, não produzem lixo (xô plástico filme) e não agridem o meio ambiente (lindezas biodegradáveis).

Para aquelas pessoas habilidosas e adeptas do DIY (faça você mesmo), é possível encontrar na internet um passo a passo de como fazer seus próprios panos encerados.

Para a sorte das pessoas mais inábeis (como euzinha aqui), também é possível comprar em vários tamanhos e até em kits, em feiras, lojas de produtos naturais e pelo e-commerce.

Somos todos responsáveis pelo lixo que produzidos, bem como pela forma como o descartamos e existindo alternativas ao plástico, essa deve ser uma opção a ser considerada: praticar mais o “reuso” e menos o “descarte”.


E o que você achou dessa dica? Conhece? Já usa? Comenta aí! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário