iinspiradas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Um Conscious Friday no Black Friday

às 20:33

Estamos quase na metade do mês de novembro e o comércio já anuncia a chamada Black Friday – prática do comércio americano adotada aqui no Brasil já há alguns anos – e estamos sendo bombardeados com propagandas de “promoções incríveis”, “preços escandalosamente baixos” e “ofertas que ninguém deve perder”.

Mas temos que saber lidar com tantas ofertas, para evitar compras desnecessárias ou que extrapolem o orçamento.



Antes de ceder às promoções, reflita se você realmente precisa desse produto e porque você quer comprar. Só porque o preço está bom, não significa que você precisa disso. 

Nunca esqueço de algo que aconteceu durante a minha adolescência, em que a avó de um vizinho comprou DUAS escadas de alumínio exatamente iguais, dessas pequenas com três degraus, porque o preço estava muito bom.

O interessante é que ela já era uma senhora idosa e subir em escadas não era algo que necessitasse fazer. E certamente não precisa de duas escadas... Mas, segundo ela, o preço estava ótimo.

Então antes de se emocionar com uma promoção, pense:

Porque quer comprar? Você realmente precisa disso? Vai usar ou guardar? Será efetivamente útil/usado? E o preço está realmente bom? Não esqueça que muitas empresas fazem falsas promoções – o famoso tudo pela metade do dobro – e outras “estratégias” de vendas.

Outro questionamento extremamente relevante que você deve fazer é de quem comprar. Acredite ou não, sua decisão sobre de quem comprar é muito importante. 

Você já pensou sobre isso? Já procurou saber onde o produto que está comprando foi fabricado? Se a empresa que o produz está envolvida em alguma denúncia de exploração de mão de obra ou de recursos naturais? Se a empresa adota posturas positivas em relação ao meio ambiente e para com os seus empregados (praticando o pagamento justo do trabalho)?

Quando praticamos esses questionamentos em nossa forma de consumir, contribuímos para que empresas verdadeiramente responsáveis possam crescer, auxiliamos a diminuir o impacto ambiental e garantimos uma melhor qualidade de vida para todos nós.

E, neste ano de 2018, para promover o consumo consciente na Black Friday, a Mumo, marca que pensa em moda sustentável e fomenta iniciativas socioambientais, apresenta a Conscious Friday, dedicada ao consumo consciente. 

Assim, a marca agregou o que as pessoas estão esperando de uma Black Friday – o desconto – com sua visão socioambiental, aumentando a doação para a ONG que a marca já apóia nos mesmos níveis do desconto. Confira neste link.


Essa campanha vai ser realizada entre os dias 19 a 25 de novembro (próxima semana), e tem por objetivo, mostrar que é possível, sim, se vestir bem, economizar e ainda ajudar para redução do impacto ambiental causado pela indústria da moda (lembrando que essa indústria é uma das mais poluente do planeta). 

Utilizando o slogan “30% off em peças, 30% mais em doações”, a Mumo dará descontos de até 30% nos preços originais de peças selecionadas e também aumentará a doação para a Associação Mata Ciliar (AMC) em 30%. 

E antes que você questione, já aviso que acompanho essa marca desde o ano passado e pude ver o quanto levam a sério o seu envolvimento com causas ambientais e como demonstrou, com transparência, um balanço socioambiental do período de agosto de 2017 a julho de 2018.

Ainda sobre a nova campanha, o CEO da MUMO, Rodrigo Tozzi, explica que a marca, desde sua fundação em 2017, tem como propósito reduzir o impacto da moda no planeta e aproveita o calendário do comércio de forma diferenciada:

Embora muitos considerem o Black Friday um período de consumo excessivo, acreditamos que esse é o melhor momento para se discutir consumo consciente. Nada melhor que uma boa oferta com propósito de transformação para iniciar um diálogo de consumo consciente”.

Abordando temas como: “compre apenas o que você realmente precisa”, “não compre só porque está barato”, “não faça dívidas que não pode pagar” e “prefira marcas que tenham um propósito”, a campanha chama o consumidor a refletir sobre esse período de estímulo ao consumo e apresenta uma campanha que vai muito além do desconto. 

Para quem ainda não conhece a marca, a Mumo produz suas peças com muita matéria prima sustentável, mão de obra justa, operações e doações de parte do faturamento para ONG.

A meta da empresa é encontrar o balanço perfeito entre qualidade, tendência e sustentabilidade, buscando novas possibilidades em materiais que reduzem o impacto em nosso planeta e na vida das pessoas.

Além disso, prioriza pequenos produtores, remunera de forma justa e ajuda pequenos artesãos à se regularizarem para que possam emitir notas fiscais, obter benefícios como trabalhadores e resgatarem sua dignidade como profissionais.

Como compartilho a ideia de consumo consciente e responsável, apoio essa campanha da Mumo e convido a todos a acompanharem, na próxima semana, a Conscious Friday no site da marca.

Além do e-commerce próprio, as peças da MUMO também estão à venda na, Zattini e Amazon.

Acompanhe o trabalho da Mumo através do site: www.mumomoda.com, Instagram @mumomoda e Facebook: @mumomoda


Nenhum comentário:

Postar um comentário