iinspiradas

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Você sabe a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos, biodinâmicos, veganos e cruelty-free?

às 16:09

Quando falamos de cosméticos, dentre algumas das classificações utilizadas, podemos encontrar as nomenclaturas “naturais”, “orgânicos”, “biodinâmicos”, “veganos” e “cruelty-free”.

Você já parou para pensar na diferença entre eles?



Um tempo atrás, tive uma conversa bem interessante com uma seguidora que não sabia a diferença entre produtos naturais e veganos. Aí me deu aquele estalo: o que é óbvio para uns, pode não ser para outros e assim, vamos citando nomenclaturas e denominações sem a preocupação de explicar efetivamente o que são.

Vale referir que titular os cosméticos como natural, orgânico, vegano, cruelty-free ou biodinâmico é algo recente, para atender aquele crescente número de consumidores com um estilo de consumo mais específico.

Vamos às características de cada um então:

Um produto é classificado como “Natural”, quando ele não contém aditivos químicos e sintéticos, ou seja, sem ter em sua composição componentes desenvolvidos em laboratório de forma artificial, como, por exemplo, petrolatos, parabenos, corantes e fragrâncias. 

Agora, tome cuidado ao escolher um produto apresentado como natural. Infelizmente, como não existe uma definição legal para o que são cosméticos naturais aqui no Brasil, é importante ler a composição para verificar se o produto efetivamente não contém ingredientes químicos e não ser enganado com uma propaganda falsa.

Vale destacar que o uso de cosméticos naturais reduz os riscos de reações alérgicas em razão da ausência de ativos sintéticos na formulação. Além disso, ao optar por um produto natural, você também ajuda no desenvolvimento da produção de produtos naturais e o uso sustentável do bioma.

Os cosméticos orgânicos, da mesma forma que os naturais, não tem uma legislação que os classifique, mas, assim como na indústria alimentícia, definem-se como orgânicos os cosméticos em que a sua matéria prima é cultivada sem o uso de agrotóxicos, são sustentáveis, e ecologicamente corretos (as plantações e colheitas não agridem o meio ambiente).

Para identificar esses produtos, temos as certificadoras como a Ecocert e IBD, NaTrue e USDA que consideram como orgânicos os cosméticos que possuem, no mínimo, de 30% a 95% de matérias primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias primas naturais utilizadas na formulação – com cada certificadora com suas regras quanto à concentração de ingredientes orgânicos e naturais. 

Neste caso, um produto ao receber a certificação, acaba tendo um selo de qualidade e de formulação toxic free, pois afasta a exposição de agrotóxicos existentes em diversos ativos utilizados na composição de cosméticos tradicionais.

Mas atenção: o fato de um produto não conter um selo de certificação, não significa que não seja orgânico. As certificadoras são contratadas pelas marcas para atestarem a condição de produto orgânico e sua ausência apenas significa que não houve o requerimento de certificação, certo?

Neste caso, é importante conhecer a empresa/marca/artesão que produz os cosméticos para saber a procedência das matérias primas utilizadas para saber se são ou não orgânicos.

Já o cosmético biodinâmico pode ser classificado como uma espécie de "orgânico premium”, pois embora também não utilize adubos químicos, pesticidas, antibióticos e hormônios na produção de suas matérias primas, o ciclo natural das plantas é respeitado, além de ser observada a fase da lua e a estação do ano, entre outros fatores.

A certificação desses produtos é feita pela Deméter, que identifica em mais de 50 países os produtos biodinâmicos, que tem, também, como diferencial na agricultura biodinâmica (que fornece a matéria prima dos cosméticos) a utilização de preparados biodinâmicos (muito parecido com os homeopáticos) para adubar e melhorar a qualidade do solo.

Por sua vez, o conceito de cosmético vegano não está relacionado às matérias primas utilizadas na composição dos produtos, mas sim quanto ao fato de esses produtos não possuírem ingredientes de origem animal em sua composição, tais como cera de abelha, lanolina, colágeno, albumina, carmim e gelatina, entre outras.

Desta forma, um cosmético vegano pode não ser natural ou orgânico, podendo, ser totalmente sintético, como, por exemplo, ao substituir cera de abelha pela parafina ou vaselina, substâncias derivadas do petróleo e não biodegradáveis.

A base desses produtos é o veganismo - uma filosofia de vida que tem como objetivo abolir o uso e exploração de animais para qualquer atividade humana, seja na alimentação, entretenimento, beleza, etc.

Em razão dessa filosofia, esses produtos são, necessariamente, cruelty-free, ou seja, não são realizados testes em animais em sua produção.

Aqui é importante ressaltar que os cosmético cruelty-free, cuja expressão vem do inglês e significa "sem crueldade", significa, apenas, que não foram feitos testes em animais na produção desses cosméticos, podendo, entretanto, conter matérias primas provenientes de origem animal em sua composição. Dessa forma, um produto pode ser cruelty-free sem ser vegano.

Relatadas as características dos cosméticos naturais, orgânicos, veganos, cruelty-free e biodinâmicos, se você optou por usar produtos mais saudáveis, que não agridem o meio ambiente e que não fazem testes em animais, precisa estar bem informada para não acabar levando gato por lebre. 

Então, lembre-se, falta legislação quanto a definição e classificação dos cosméticos naturais, orgânicos e biodinâmicos, sendo necessário observar com atenção a composição dos produtos, os selos e certificados dados por empresas idôneas.

Pesquise! Nem sempre um marketing verde é verdadeiro, pois infelizmente muitas empresas fazem publicidade de que seus produtos são sustentáveis e naturais sem, efetivamente, observar esses conceitos na sua cadeia produtiva.

Quer saber que tipo de cosméticos eu utilizo? Os naturais – se possíveis orgânicos – e veganos. Assim estarei usando produtos sem ingredientes químicos nocivos para a minha saúde, sem o uso de ingredientes de origem animal e, por consequência, sem crueldade animal.

Qual o tipo de cosméticos que você usa?




Nenhum comentário:

Postar um comentário