iinspiradas

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Decoração Upcycling - aliando criatividade e sustentabilidade

às 19:30

O nome upcycling ainda não tem tradução para o português, mas você já deve ter lido essa palavra em algum lugar, se você acompanha qualquer site/blog/revista de sustentabilidade ou decoração.


Instrumentos de upcycled por
Seija @ Plantsandcollecting
Eu gosto de classificar esse processo como "reaproveitamento criativo".

O conceito, por trás da palavra, para mim, é absolutamente genial, pois busca inovações sustentáveis através da criatividade.

Upcycling, para quem ainda não sabe, é o processo de transformar resíduos (materiais já existentes) em novos produtos, dando a ele nova utilidade e agregando valor a este novo produto, além de aumentar sua vida útil. 

Ou seja, reaproveitar algo – qualquer coisa mesmo – sem a intervenção de processos químicos, com baixo custo de produção, transformando em um novo objeto, que terá mais valor que o produto original, podendo alterar ou não sua função, mas mantendo suas características originais.

E por que isso é tão relevante?

Basicamente por reduzir a quantidade de resíduos que seriam descartados e que, por consequência, iriam agredir o meio ambiente, além de deixar de explorar matéria prima natural.

Balcão de pia com base de máquina de costura
de @ re.design.estudio
Importante ressaltar que o upcycling não é a mesma coisa que reciclagem – esse processo sim envolvendo, em sua grande maioria, processos químicos e físicos, sendo transformados em um novo produto – ainda que também atue com materiais descartados.

O upcycling, ao contrário da reciclagem, utiliza materiais que seriam destinados ao descarte, embora ainda possam ser reaproveitados de outra forma, primando-se por utilizar o máximo possível desse material, sem o uso de qualquer energia durante as etapas, tornando o processo totalmente benéfico à natureza.

Não se trata, portanto, de uma tendência, pura e simplesmente, mas de uma inovação no que se refere a reaproveitamento em tempos que a produção de resíduos no mundo tem aumentado exponencialmente.

Embora essa prática seja muito utilizada na indústria da moda (ainda vai ter um post sobre isso também!), na decoração é onde o upcycling encontra um enorme espaço para atuar e mostrar todo o potencial criativo de uma pessoa.

Olhar para um objeto que perdeu sua função primária e ver uma nova função é algo extremamente criativo e sustentável e qualquer um pode se inspirar e criar algo lindo.

Pás esculpidas por Cal Lane
Mas se você não se acha uma pessoa muito criativa, uma busca simples no Google e no Pinterest vai te dar muitas ideias para por em prática.

A palavra chave aqui é TRANSFORMAÇÃO! Qualquer coisa pode ser transformada, continuar sendo útil e fazer parte de uma decoração única e exclusiva – outra grande vantagem do processo upcycling.

Então antes de descartar um objeto, olhe bem para ele, pense em alternativas, em como dar uma nova função, agregar na decoração e depois, mãos a obra! 

Então antes de descartar um objeto, olhe bem para ele, pense em alternativas, em como dar uma nova função, agregar na decoração e depois, mãos a obra! 


Esculpa, pinte, remonte, traga o conceito do upcycling para o seu dia a dia. Quando se trata de upcycling, a criatividade não tem limites!


revisteiro de @ upcyclersuniverse 





2 comentários: