A viagem começa na hora de arrumar a mala.
Há quem ame, há quem odeie, mas não tem escapatória, a mala precisa ser arrumada. Eu não sou nem um pouco adepta às dobras mirabolantes, muito menos a rolinhos e amontoadinhos, tenho arrepios àqueles vídeos que prometem praticidade, mas entregam um quebra-cabeça de 1001 peças. Mala pre-ci-sa ser prática! Mas prática de verdade, pois enquanto você estiver viajando, seja de férias ou a trabalho, a última coisa de que você vai querer é se estressar em ficar montando e desmontado um puzzle minucioso dentro da mala para achar algo ou fazer as coisas caberem de volta! Concorda?
Bom, o guia que criei aqui é basicamente o que ensino para as minhas clientes e juro para vocês, com um pouquinho de empenho e organização, tudo dá certo!
Então vamos lá...
DICAS INICIAIS
« Organização e Planejamento
Não existe formula mágica! Não deixe para arrumar a mala em cima da hora, mala planejada requer organização, e organizar leva seu tempo. Para viagens longas, com mais de 20 dias, eu sempre sugiro começar a pensar nos detalhes com uns 30 dias de antecedência (fazendo listas, pensando no que vai precisar comprar, etc).
« O melhor amigo do viajante são as listas!
Para não esquecer nenhum detalhe faça listas: do que não pode deixar de levar, de remédios que precisam ir junto, de itens que deverão ser comprados...
« Estude o destino!
Pesquise tudo que puder. Se informe sobre a cultura e costumes (especialmente para evitar saias justas ou desrespeito), particularidades, comida, etc. Não poupe em curiosidade. Conheça também o clima e dentro do possível planeje os passeios: Vai fazer trilha? Vai assistir a uma ópera? Vai para balada?
« Sobre Mala de Mão
Sempre que possível opte pela mala de mão somente, pois além de economizar dinheiro, economiza também tempo, além de não correr o risco de violação ou extravio. As medidas oficiais são: 55cm x 35cm x 25cm e é permitido 10Kg. Respeite essas dimensões e peso, pois as companhias aéreas estão sendo bem rigorosas.
« O peso da mala
Aqui me refiro ao peso da estrutura da mala mesmo. Escolha uma mala leve, pois quanto mais leve ela for, mais coisas você poderá levar dentro dela. Uma pena o aeroporto não descontar a tara, né?!
« Primeiro passo da arrumação
Separe todas as roupas que você gostaria de levar, sem se preocupar com a quantidade agora. Foque nas que são confortáveis e te deixam confiante e feliz. Se está indo com a intenção de comprar muitas roupas fora, separe itens somente para passar os primeiros dias.
TRIPÉ: COR / MODELAGEM / ESTILO
COR
F No máximo 6 cores, dessas, no mínimo 03 neutras.
F Opte por cores “coloridas” que combinem entre si e que você tenha bastante facilidade em usar.
F Observe o destino! Uma mala toda preta na África não rola, né?!
MODELAGEM
F Leve peças fáceis de manusear e que não ocupem muito espaço. Melhor deixar as delicadas e que precisem de muitos cuidados em casa.
F Se amassa, se aperta, se amarrota, se puxa, se prende, se pinica, se depende... Não leve!
F Atenção ao destino! Respeite a cultura local e o dress code do ambiente! Exemplo: Roupa curta e ombros a mostra não entram na Basílica do Vaticano. Palácio do Planalto pede roupa mais social.
ESTILO
F Leve roupas que você ama muito e proporcionem conforto e segurança, elas serão suas melhores amigas e ficarão eternizadas nas fotos junto com você!
F Respeite seus gostos. Viagem não é o momento de arriscar coisas novas que você não está acostumada ou nunca tentou antes.
F Não leve aquela roupa que está encostada há séculos no armário! Existe algum motivo para você não tê-la usado em casa, confia, nas férias você também não vai usar.
MONTAGEM E ORGANIZAÇÃO DA MALA
F Planejar os looks é tudo! Cada peça de baixo deve compor de 2 a 3 looks (vestido conta como parte de baixo). É só fazer a conta certinho e você matou a charada da mala! ;) Partes de cima podem ser usadas até 2x. Vista as roupas e teste todas as possibilidades, quanto mais harmônicas as peças forem entre si, menos coisas você precisará levar. Planejando bem os looks, sobrará espaço!
Para facilitar, trabalhe com “fórmulas de looks”:
Exemplo: jeans+regatinha+cardigan+rasteirinha / vestido+camisa+tênis. Escolha 1 ou 2 formulas assim e selecione uma variedade de peças para cada uma delas, pronto! Pense quantos looks você conseguirá coordenar só usando as roupas de 2 formulas entre si.
Dica: Lembre que camisas são curingas, podem ser usadas da forma tradicional, abertas com regatinha em baixo, amarradas na cintura, nos ombros, com nozinho...
F Fotografe os looks que montar, com todas as suas possibilidades (trocando jaqueta, acessório, sapato). Ter uma pastinha no celular com os looks agiliza muito a vida! Nessa hora também você terá certeza se está levando roupa suficiente. Para uma viagem de 10 dias, você terá que ter pelo menos 10 fotinhos, sacou? ;)
F Evite levar peças muito parecidas, para não se sentir “sempre usando a mesma roupa”.
F Use terceiras peças e acessórios. Eles são ótimos para mudar a “cara” do look e trazer interesse visual.
F Setorize a mala a seu bel-prazer. Esqueça as regras de internet e organize as peças de acordo com o que for mais prático para você. Mas o ideal é deixar o que for mais pesado (tipo sapatos) no fundo e na parte mais baixa da mala, pense como ficarão as roupas quando você erguer a mala para andar ;)
F Não são necessárias dobras mirabolantes, quanto menos dobras melhor! As peças mais leves e que amassam ficam por cima, às vezes nem precisa dobrar, só acomodá-las meio abertas mesmo. Se forem delicadas lembre-se de deixá-las do avesso.
F Deixe um pouco de espaço sobrando na mala para voltar com eventuais compras. Se a intenção for mesmo viajar para comprar, levar sacos a vácuo para a volta da viagem pode ser um facilitador de vida. ;)
F Look de segurança: Viagens com mala despachada, lembre de levar uma muda de roupa na bagagem de mão.
F O vapor do banheiro ajuda a desamassar o que amassou.
DICA BÔNUS:
Depois que terminar de organizar tudo (e se mala não estiver esturricada), separe 1 ou 2 looks extras para levar. É como se fosse um agradinho pelo seu empenho no trabalho e também servem como “looks de segurança”, caso algo dê errado com algum outro que você planejou, tipo uma blusa que rasgou ;)
ATENÇÃO AOS PÉS:
Uma das coisas que eu mais considero importantes numa viagem é a boa escolha dos calçados! Não existe uma fórmula certa de quantidade, mas para viagens longas eu sugiro de 3 a 4 pares diferentes + um chinelinho pau-pra-toda-obra.
Escolha os mais confortáveis e básicos possíveis. Não leve os que machucam ou apertam, ninguém merece bolhas nas férias né?
E COMO MAMÃE DIRIA...
Leve sempre um casaquinho! Preferencialmente um que proteja da chuva ;)
Eu sei o quanto arrumar mala pode ser desgastante, mas espero de coração que essas dicas tornem essa tarefa menos estressante para você.
E se quiser contratar meus serviços para te ajudar nessa tarefa, eu atendo presencialmente na cidade de Caxias do Sul - RS, ou online ;) manda e-mail no sarahferrigo@gmail.com para trocarmos umas idéias.
Beijos <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário