iinspiradas

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Alternativas sustentáveis para embalagens de presentes

às 08:30


E chegamos ao mês de agosto e ao fazer o planejamento do mês, a primeira coisa que me veio a mente foi: faltam poucos dias para o Dia dos Pais. Mas não vou dar dicas de presentes, mas sim de embalagens de presentes.

Você já pensou a respeito das embalagens dos presentes que recebe e que dá? Via de regra, essas embalagens de presente são utilizadas uma única vez e vão parar no lixo.
Papel de presente então... A emoção e a curiosidade leva a gente a rasgar o papel de uma vez e pronto: virou lixo. Ahhh, mas é só papel e se decompõe.
Ainda assim, se descartados incorretamente, vão parar nos lixões e demorar muito para se decompor, misturando-se com o lixo orgânico.
Então, quero dar umas dicas de embalagens de presente para deixar essa data, além de especial, sustentável!
A ideia aqui é inovar, reutilizar, reaproveitar. Então se você já tem papel de presente de datas passadas, chegou o momento de usá-lo. Eu sempre lembro da minha mãe que em todos os presentes que ganhávamos quando crianças, ela gentilmente tirava o pacote das nossas mãos e ela mesma retirava o papel com todo o cuidado para utilizar aquele mesmo papel em outro momento. Então fica a dica: não rasgue as embalagens de presente que receber. Desembale com carinho e reutilize.
Mas se não tem papel de presente para reutilizar, não se desespere. Existem outras coisas em casa que vão servir muito bem. Que tal revistas e jornais? Olha quanto papel para ser reaproveitado e transformado em belas embalagens de presente. Acrescente um toque especial, colocando barbantes coloridos, fitas, colando botões, colocando adesivos, o que lhe vier à mente. Vai ficar super original e muito bonito.
Também pode fazer uma sacolinha com esses papéis de jornal ou de revista, que além de guardar o presente, também vai passar aquela mensagem legal de reuse, reaproveite, reutilize. Se você for a ovelha verde da família, como eu, essa é uma ótima opção para mostrar aos parentes soluções sustentáveis para revistas e jornais velhos.
Mas se você está pensando que não tem habilidade para embrulhar presentes ou de fazer uma sacolinha de papel, eu digo: há solução. Use aquela sacola de papel que você recebeu em uma loja, padaria, mercado, etc e, se tiver algum logotipo, pinte algo sobre o desenho, enfeite com alguma coisa, um recorte, uma foto, coloque a imaginação para funcionar e crie algo único e personalizado.
E essa dica vale também para caixas. Qualquer caixa que você tiver em casa pode virar uma linda embalagem de presente. Desenhe, pinte (peça para as crianças desenharem coisas para o papai em toda a caixa), faça colagem de papel e até de tecido e essa caixa vai virar algo mega útil para armazenar outras coisas em casa.
E que tal usar latas de alumínio e potes de vidro? Tanta coisa que compramos vem em latas ou vidros e podemos transformá-las em lindas embalagens de presente apenas usando cola e barbantes coloridos e até mesmo aquele novelo de lã que estava guardado para virar meias e o projeto foi abortado. Na verdade, você pode enfeitar essas latas e vidros com qualquer coisa que você tenha em casa. Seja criativo e o céu é o limite! Está sem tempo ou sem idéias de como enfeitar? Apenas coloque um laço na tampa! Mas priorize a embalagem sustentável.
E tecidos? Claro que vale. Reutilizar retalhos, sobras de tecidos e até mesmo aquela roupa que rasgou e você não sabe o que fazer com ela. Recorte, faça um quadrado ou retângulo com o tecido e amarre. Fica lindo, fica original e pode ser reutilizado várias vezes. E aqui abro um parêntese para informar que essa técnica de embrulhar com tecido se chama Furoshiki e foi criada no Japão. Que ideia legal, não é?
Enfim, dê uma olhada nos armários, veja o que tem guardado e coloque a imaginação para funcionar e transforme o material que já tem em casa e está parado e sem uso em um belo embrulho de presente, artesanal e sustentável.
Tem alguma dica legal de embrulho de presente sustentável? Divide com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário