iinspiradas

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Esponja Konjac para limpeza facial

às 07:00


Você sabia que é possível realizar uma limpeza facial diária, combater a oleosidade e remover cravos com o uso de uma esponja Konjac? Quando realizada da forma correta, a esfoliação é uma grande aliada para a pele do rosto e essa pequena esponja pode proporcionar ótimos resultados, pois além de dar aquela deliciosa sensação de limpeza, deixa a pele do rosto renovada.




imagem cedida pela Ohh My!
A Konjac, também chamada de Konnyaku é uma planta nativa da Ásia, utilizada há séculos na Coréia, Japão, China e Indonésia em razão de seu poder medicinal, inclusive ingerida para auxiliar no emagrecimento, sendo as fibras de suas raízes utilizadas como esponja. Em razão de sua suavidade, é muito indicada para o banho de bebes e para a limpeza facial de todos os tipos de pele.

Constituída por 97% de água, é rica em minerais (tais como cobre, zinco, ferro e magnésio), vitaminas (B1, B2, B6, B12, C, D, E e A), proteínas, lipídeos e ácidos graxos, o que auxiliam a equilibrar o PH e oleosidade da pele, hidratar e nutrir a pele, deixando-a suave e com brilho natural. É excelente para limpar e esfoliar suavemente a pele, remover as células mortas e cravos, deixando a pele revitalizada.

Como essa esponja é feita integralmente de fibras vegetais, é 100% natural, vegana, totalmente biodegradável e não prejudica o meio ambiente.

Se você está se perguntando como uma raiz acaba se transformando em esponja, explico: adiciona-se água ao pó da raiz de Konjac até formar uma massa, que depois é misturada com hidróxido de cálcio aquecido, para tornar-se alcalina, podendo ser adicionados ingredientes para potencializar seus efeitos, como carvão em pó, extrato de plantas ou argilas, por exemplo. Depois passa por um processo para solidificar-se e assim a encontramos no comércio.


imagem extraída da Internet
Não se assuste se no primeiro contato você achar que é uma esponja dura e rígida. É necessário umedecê-la antes de usar e acredite quando digo que você vai se impressionar ao perceber o quanto é, na realidade, macia e suave.

Desde que conheci essa esponja, há mais de um ano, ela se tornou parte essencial da minha rotina diária de cuidados para o rosto e, sinceramente, estou bastante satisfeita com os resultados.

São muitos os benefícios na limpeza facial. Ainda que realize uma esfoliação suave, limpa em profundidade, remove impurezas e células mortas e pode ser usada inclusive no contorno dos olhos, tonifica a pele e estimula a microcirculação, auxilia no tratamento da acne e pode ser usada, também, em peles sensíveis, atópicas ou com rosácea. 


imagem extraída da internet
A sua utilização é bem simples: basta hidratar a esponja com água morna, utilizando apenas a esponja ou adicionando outros produtos de limpeza facial, massagear a pele com movimentos circulares, enxaguando em seguida.

Faça a higienização da sua esponja a cada duas semanas, colocando em água quente (não fervendo), durante uns cinco minutos e troque de esponja a cada dois ou três meses de uso.


E claro, tome alguns cuidados na hora da escolha de sua esponja, buscando informações sobre o seu processo de criação e comercialização. Procure adquirir de marcas que prezam pela origem sustentável dessas esponjas, em que o cultivo e produção são livre de químicos, que não utilizem corantes nem qualquer outro aditivo.

imagem cedida pela Ohh My!
Além disso, tem aquele cuidado adicional para os adeptos do movimento Zero Waste (lixo zero) como eu: a embalagem.

Infelizmente a maioria das marcas utilizam embalagens plásticas para acondicionar a esponja Konjac, o que me deixou bastante aborrecida, pois totalmente desnecessário (e até um pouco contraditório, quando falam em produto biodegradável e colocam dentro de plástico).

Aqui no Brasil encontrei uma única marca que não utiliza embalagem plástica, a Ohh My! que vende as esponjas Konjac em embalagem de papel – um diferencial muito importante para mim e que eu considero relevante na hora de adquirir um produto.

No site da marca é possível encontrar a esponja Konjac em sua versão original (pura), com carvão de bambu, chá verde, lavanda ou gengibre (quero uma de cada!!!!).


Alguma vez você já experimentou uma esponja konjac e, em caso afirmativo, o que você achou? Por favor, compartilhe nos comentários!





2 comentários:

  1. Já estou na minha segunda esponja Konjac e acho que ela auxilia na limpeza e esfoliação da pele. Mas não vejo nenhum efeito além disso (como controle de oleosidade e tratamento da acne). Adorei a indicação da marca Ohh My!. Eu não conhecia mas achei muito bacana!

    New in Makeup

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. A verdade é que nossa pele pode reagir de diferentes formas e o que funciona para algumas pessoas, pode não funcionar para outras. Para mim, funciona super bem no controle da oleosidade. E que bom que gostou da indicação da marca Ohh My! Tem produtos incríveis mesmo, tudo natural e feito aqui no Brasil. ^_~ Um abraço

      Excluir