Marie Kondo, uma personal organizer japonesa, está causando o maior alvoroço na internet ~e fora dela~ por conta de sua técnica de organização e desapego que foge do “tradicional”. Sua técnica foca unicamente no sentimento de alegria!
Isso mesmo! Sentir alegria!
De forma resumida, a técnica consiste em segurar (qualquer objeto seu, desde roupas até utensílios de cozinha e banheiro) nas mãos e sentir se aqueles itens lhe trazem alegria. Num primeiro momento você pode pensar que isso é bobagem, ou até mesmo achar difícil sentir algo por objetos banais ou meramente funcionais, mas a verdade é que a técnica funciona mesmo (experiência própria!).
Confesso que no início é difícil discernir a sensação relacionada a algum objeto, mas quando você aprende a reconhecer o sentimento de alegria que seus pertences te provocam, se torna muuuuuuito mais fácil descartar os que não te proporcionam contentamento. Marie Kondo sugere que uma forma boa de começar, é segurando em suas mãos itens que você evidentemente ama muito e se familiarizar com a sensação boa eles lhe trazem, segura-los próximo ao peito (como na foto de abertura deste texto) também ajuda.
![]() |
Técnica de Marie Kondo que consiste em segurar objetos nas mãos e sentir se lhe trazem alegria. Imagem: Google |
Marie Kondo propõe organizar por categorias e não por lugares. Ou seja, você não vai organizar o quarto, você vai organizar as roupas (e suas subcategorias como calçados e lingerie). Ela sugere que você tire tudo do guarda roupas de uma vez só e faça uma pilha, traga também todas as outras peças que possam estar espalhadas pela casa. Essa "pilha" (gigante) vai fazer com que você tome consciência da quantidade de itens (nem sempre necessários) que você possui.
Ela também indica que a organização siga uma ordem específica. Primeiro roupas, depois livros e papelada, após o "komono" que são itens variados e por fim, objetos de valor sentimental. Segundo Marie, essa ordem faz com que o trabalho flua melhor, pois você começa pelos objetos mais fáceis e vai melhorando sua habilidade de tomar decisões ao longo do processo. Justamente por esse motivo, tudo que tiver valor sentimental deve ficar por último.
![]() |
Arrume por categoria. Junte todos os itens dessa categoria em uma pilha e aplique a "técnica da alegria". Imagem: Google. |
Diferente do que a gente aprende normalmente, essa técnica ensina a focar e concentrar suas energias, não no que vai descartar, mas sim no que vai manter! Pois o que importa é ter em casa só itens que te tragam muita felicidade, mesmo que eles não sejam aparentemente úteis ou funcionais.
Mas você deve estar se perguntando... O que fazer com objetos que não trazem alegria, porém são necessários e não podem ser descartados, tipo uma capa de chuva ou um rodo de passar pano? Ela ensina uma saída linda para esses itens também: Pense e enumere suas características positivas e sinta gratidão por sua funcionalidade!
“Ok, você ta querendo dizer pra eu elogiar objetos inanimados?”
Calma, tudo gira em torno de fazer o cérebro entender as coisas por outro ângulo. Veja só:
O rodo é um agente facilitador da limpeza em sua casa, ele torna sua vida muito mais prática e a faxina menos maçante, justamente por não precisar passar pano de joelhos, suas costas doem menos usando ele, ou seja, ele ajuda a preservar sua saúde física e faz a faxina ser um pouco mais rápida! Pensando assim fica até mais fácil sentir gratidão por este objeto facilitador de vida, né?
Além disso, Marie Kondo ensina outras dicas e soluções práticas para vários problemas de armazenamento e organização. E a dica número 1 é: Determine um lugar para cada objeto e depois de usá-lo, guarde-o sempre neste mesmo lugar! A bagunça se forma justamente por não observarmos essa regrinha ;)
![]() |
Marie Kondo. Imagem: Google |
A abordagem sentimental de Marie Kondo gira em torno de duas palavras principais: FELICIDADE e GRATIDÃO. Alias, sinta gratidão também pelos objetos que irá descartar, segure-os na mão e agradeça! Agradeça pelo tempo que te serviram, mesmo que você não os tenha usado tanto quando deveria!
Se você quer conhecer mais sobre a técnica da alegria, recomendo seus dois livros:
"A Mágica da Arrumação" (livro 1) e “Isso me traz Alegria” (livro 2), por orientação dela é melhor começar pelo livro 1 e se familiarizar com a técnica.
![]() |
Livros de Marie Kondo. Imagem: Google |
![]() |
Série "Ordem na Casa" da Netflix. Imagem: Google. |
Finalizo este texto dizendo que nada nessa vida deve ser levado exatamente ao pé da letra! Nem tudo o que Marie Kondo ensina é viável para minha vida e está tudo bem. Nem sempre as coisas funcionam bem para todo mundo, principalmente quando se trata de alguma técnica. Leia os livros, assista a série, aprenda com Marie Kondo e aplique na sua vida somente o que você acha que vai agregar e funcionar para você, ok?!
Beijos <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário