iinspiradas

sábado, 2 de março de 2019

O Smoking-Vestido do Oscar 2019: Exibicionismo ou Autoexpressão?

às 11:00

No dia 24 de fevereiro tivemos a tão esperada premiação do Oscar 2019! 
E todo ano eu elejo meu look favorito da noite! Minha escolha não se baseia somente na beleza estética do traje, mas também em seu peso simbólico e história envolvida! Sendo assim, este ano meu escolhido foi o traje de Billy Porter!

O artista americano, já conhecido pelos seus trajes bapho em premiações, desta vez escolheu um look que causou um verdadeiro alvoroço no planeta! Um Smoking-Vestido de veludo feito sob medida pelo estilista Christian Siriano. Isso mesmo, ele foi de vestido para a festa!

Para Billy Porter a moda é uma ferramenta poderosa de autoexpressão e representação e sua escolha para os Oscar 2019 foi profundamente pessoal, conforme ele declara:

"Eu sempre fui inspirado pela moda. Minha avó, minha mãe, elas sempre foram elegantes. Eu cresci amando moda, mas havia um limite para as maneiras pelas quais eu poderia me expressar. Quando você é negro e gay, a masculinidade está em questão. Eu lidei com muita homofobia em relação às minhas escolhas de roupas. [Mesmo] quando tive meu primeiro contrato de trabalho na A&M Records, fiquei em silêncio por um longo tempo. Eu estava tentando encaixar no que outras pessoas achavam que eu deveria ser. Quando consegui um papel em Kinky Boots, a experiência realmente me fundamentou de uma maneira tão inesperada. Colocar esses saltos me fez sentir o mais masculino que já senti na minha vida. Foi empoderador deixar essa parte de mim livre."


Trajes não convencionais usados por Billy Porter em premiações.

O traje de Billy Porter no Oscar 2019 vai além do bonito/feio. Esse traje representa expressão de individualidade, a qual, todos nós deveríamos honrar, todos nós deveríamos levar em conta quem somos por dentro e usar a moda como ferramenta de autoexpressão e libertação! 

E usar a moda como autoexpressão e libertação em nada tem a ver com opção sexual, viu?! Se você não se convenceu te convido a olhar para trás, para a história da moda! Até o início do século XX nem se pensava em mulheres usando calças! Essa calça que você usa tão feliz por aí nos dias de hoje, era roupa exclusivamente de homem no passado! As primeiras mulheres que ousaram vestir "jupes-culottes", as precursoras das calças femininas, muitas vezes eram perseguidas e hostilizadas na rua! O uso da calça por mulheres se intensificou durante as guerras por motivos de escassez de recursos financeiros e têxteis, e para facilitar no trabalho em fábricas, mas foi com a grande estilista Coco Chanel que as calças femininas se popularizaram para valer.


O Estado de S.Paulo 12 de março de 1911.

A partir daí, a mulher foi dando muitos pequenos passos e cada vez mais se apropriando de elementos do guarda-roupas masculino, até chegar nos dias de hoje e se sentir à vontade em usar terno completo em grandes premiações de gala, como vem sendo o caso no Oscar, por exemplo.


Awkwafina (foto 1) / Elsie Fisher (foto 2) / Diane Warren (foto 3) / Amy Poehler (foto 4)
Então, entendendo a moda como FERRAMENTA DE LIBERTAÇÃO quero trazer uma reflexão/discussão para campo: Se há décadas as mulheres vem se apropriando de elementos do guarda-roupas masculino, o homem poderia fazer o mesmo? O que você acha do homem se apropriar de elementos do guarda-roupas feminino também? Se mulher pode, o homem também pode? Direitos iguais valem nesse caso? Qual sua opinião? 

Penso que Billy Porter veio reafirmar que moda não tem gênero, idade, peso, tipo físico... Moda é para todos! Na minha opinião o traje dele foi ousado, afrontoso, sincero, poderoso e perfeito, como a tempos não via um traje assim! Chamou atenção para ele? Claro que sim! Mesmo assim não questiono a legitimidade da escolha, um homem que não tivesse a certeza da escolha dentro de si, ou que tivesse se vestido somente para impressionar, jamais carregaria uma roupa “feminina” com tanta classe e segurança!

Finalizo este texto com as palavras sensíveis de uma querida amiga:


“Eu não tenho uma alma... 
Eu SOU uma alma e TENHO um corpo. 
Ele vestiu a alma, 
mas a grande maioria das pessoas só enxerga o corpo. 
Essa desconstrução é necessária 
enquanto o olhar da sociedade for superficial assim.”



beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário