iinspiradas

sábado, 7 de setembro de 2019

Fazer compras te assusta?

às 11:10
Quem aí é do time que até curte moda, mas ODEIA sair para comprar roupas?

Fórmula do pânico:
Opções demais + pressão por estar em público = ansiedade

Se você tem tendência ao estres, nervosismo e irritação toda vez que precisa fazer compras e isso tende a te impedir de tomar boas decisões e até comprar errado, aqui vão algumas dicas para ajudar a controlar a ansiedade:

Evite movimento
Evite sair para fazer compras em dias e horários de maior movimento (finais de semana, almoço e começo da noite). Prefira manhãs de durante a semana, ou se não puder em horário comercial, tente ir cedinho no final de semana. Se você se encaixa nessa categoria, eu nem preciso falar sobre evitar fazer compras em véspera de feriados comerciais né?!




Frequente lojas pequenas 
Prefira lojas de porte menor, com menor variedade de produtos. As vezes o que assusta é a grande quantidade de opções disponíveis no mesmo lugar, portanto evite lojas de departamentos, por exemplo. 

Atenção às emoções
Não compre quando estiver se sentindo mal, cansada ou triste. Essa é a receita “perfeita” para comprar coisas desnecessárias, erradas e sem reflexão.

Um momento só seu
Evite ir acompanhada de crianças e marido, você fará uma verdadeira maratona entrando e saindo de lojas e nada mais estressante do que ter pessoas impacientes te aguardando, não é mesmo? Evite também levar amigas, a companhia delas é maravilhosa, porém cada uma tem seus próprios gostos e estilos e isso pode acabar interferindo na sua tomada de decisão e te deixar ainda mais confusa e ansiosa. Caso se sinda insegura de fazer compras sozinha, procure um Personal Shopper, que é um profissional especializado em compras e que será capaz de te auxiliar com foco e objetividade, respeitando seus gostos pessoais. 



Conforto é tudo!
No dia da compra vá vestindo um look confortável, que seja fácil de tirar e colocar e escolha com carinho o sapato. Boa parte da nossa irritação nos provadores (que na maioria das vezes são minúsculos e isso já é irritante por si só) é causada pelo desgaste de ficar tirando e colocando nossa roupa ou por ficar batendo perna com sapato que machuca.

Compre pela internet
Desse modo você terá todo tempo do mundo para refletir e fazer suas escolhas (sem interferência de vendedor). Mas tenha em mente que a possibilidade de errar é de 50%, e portanto, poderá haver necessidade de proceder com uma devolução. Caso isso aconteça, por favor, devolva! Não jogue seu dinheiro fora simplesmente por preguiça de efetuar a troca, hoje em dia a maioria das lojas online possui troca facilitada e sem burocracia. Além disso, observe se existe loja física na sua cidade, muitas tem oferecido o serviço de "compre online e troque na loja física".




Selecione produtos x lojas
Estabeleça metas de peças por lojas. Ao invés de caminhar sem rumo pelo shopping durante horas, escolhas algumas lojas e estipule o que pretende olhar nelas, por exemplo: Lojas A e B irei provar blazers e camisas. Loja C, tênis de academia. Lojas D e E blusas básicas e calças confortáveis. Seja prática e objetiva, evite entrar em lojas que não estão no seu “itinerário”, isso poupará tempo e te deixará menos estressada.


Objetividade na carteira
Estabeleça também um orçamento limite. Estipule quanto quer gastar e trabalhe dentro deste valor. Isso te ajudará a manter o foco no que realmente precisa.

Adie a decisão da compra 
Quando chega o momento de tomar a decisão da compra, algumas pessoas ficam tão estressadas que, ou desistem de comprar, ou pior, compram qualquer coisa que tem em mãos, só para poder fugir logo da loja. Se você é assim, faça o seguinte exercício: Entre na loja sabendo que não irá comprar nada! Seu objetivo será somente provar e coletar informações, prove diversas peças e fotografe tudo. Depois, em casa com calma, repasse as fotos, analise e tome a decisão com calma, no seu tempo. 
Mas você deve estar se perguntando: "E se quando eu voltar na loja a peça que eu escolhi não estiver mais lá?" Bom, eu acredito que se algo for pra ser seu, ele ficará te esperando ou dará um jeito de chegar até você. Então relaxe e tome suas decisões com calma.


Você não é obrigada!
E por último, entenda que a função do vendedor da loja é te atender. Não sinta vergonha em provar a loja inteira se achar necessário, sempre seja cortês com quem está te ajudando, mas em hipótese alguma se sinta obrigada a comprar algo só para compensar trabalho que você ACHA que deu. Provar é um direito seu e comprar não é obrigação!



Espero que essas dicas te ajudem a fazer da ida às compras um momento menos sofrido e quem sabe, até um pouco prazeroso. E compartilha aqui, o que mais te deixa nervosa na hora de comprar? 



Beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário