Quem ama o seu pet e o nosso planetinha azul, com certeza busca práticas sustentáveis para nossos lindos filhos peludos. E existem muitas opções amigas do meio ambiente para tornar o seu pet sustentável.
E vamos começar falando de como coletar as fezes dos nossos mascotes. Nos passeios com seu cão, é muito importante recolher as fezes, não apenas para não sujar as vias públicas, mas também para não afetar a saúde de outras pessoas, uma vez que essas fezes podem transmitir doenças.
O grande problema é que a maioria das pessoas usam sacolas plásticas de supermercado ou sacos plásticos (os chamados cata caca vendidos em pets) o que não é uma boa opção.
Esses plásticos, em sua grande maioria, não são biodegradáveis de verdade, pois vão se desmanchando até se tornarem microplástico, um grande inimigo do meio ambiente. Se a sua opção é utilizar sacos plásticos, procure comprar os que são compostáveis – esses sim, irão se decompor totalmente sem prejudicar a natureza.
E, claro, existe a opção de fazer compostagem desses resíduos para quem tem jardim em casa (aqui tem uma excelente matéria sobre isso)
Já para quem tem gatos em casa – existem várias opções de areias sanitárias ecológicas no mercado (como a “areia” feita de serragem ou de madeira) e já ouvi depoimentos de pessoas que usam farinha de mandioca para esse fim (como não tenho gato em casa, não testei, mas vale a pena fazer uma pesquisa sobre o tema).
Dentro de casa, evite os tapetes higiênicos com aquela camada plástica embaixo – recita comigo: plástico não é bom para o meio ambiente. Aqui vale utilizar os jornais ou os sanitários ecológicos, onde existem versões com grama, ou que são ligados diretamente com o ralo da área de serviço e até mesmo alguns que são laváveis e podem ser reutilizados por muito tempo.
E como amamos nossos filhos peludos, brinquedos é algo que não pode faltar em casa para entretê-los, não é? Mas quando olhamos os produtos vendidos, o que mais encontramos são brinquedos de plástico... Então que tal optar por brinquedos feitos de outros materiais, como os de tecidos e cordas, por exemplo.
Outra ótima opção é fazer os brinquedos, utilizando roupas velhas sem condição de uso, fazendo vários nós em uma camiseta, por exemplo, ou reaproveitar uma colher de pau que não está mais sento utilizada. Neste caso, a criatividade é o limite!
Em relação aos acessórios, as opções são bem maiores, pois já é possível encontrar várias marcas que trabalham fazendo guias, coleiras, bandanas, roupinhas, etc com material reutilizado de excessos da indústria, transformando resíduos em novos produtos. Uma pesquisa básica no Google e você vai achar uma dessas empresas na sua cidade ou próximo da sua cidade. Que tal aderir aos acessório sustentáveis?
Mas vamos falar da alimentação dos nossos filhos peludos, começando pelas embalagens. A grande maioria faz embalagens são feitas de polietileno, que leva séculos para se decompor, então é algo que temos que cuidar. A boa notícia é que já existem algumas rações vendidas em caixas de papelão e algumas empresas já estudam formas de criar embalagens com material biodegradável (como a polpa de madeira), então é bom ficar acompanhando as notícias e sempre procurar pelas marcas mais sustentáveis.
E, claro, você também pode preparar a alimentação de seu pet e assim evitar o uso de embalagens, mas sempre com a orientação de um veterinário, para que a alimentação tenha uma nutrição adequada.
E para deixar nossos queridos peludos limpinhos e cheirosos, utilizar cosméticos/produtos naturais sempre vai ser a melhor opção para o seu pet e para evitar impactar o meio ambiente. Ao utilizar sabonetes naturais, você estará evitando o uso de embalagens plásticas.
E, como última dica, quero indicar que acompanhem a Confraria Pet, que tem ótimas dicas em suas redes sociais (Instagram e Facebook) e que ainda uma revista e um programa de entrevistas semanal e que trata de diversos temas que envolvem a vida dos nossos amores de quatro patas.
Cuidar dos nossos pets é um ato de amor e se for feito de forma sustentável, estendemos esse amor ao nosso planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário